Portugueses não sabem reciclar equipamentos electrónicos - TVI

Portugueses não sabem reciclar equipamentos electrónicos

Reciclagem de electrodomésticos

Mais de 40% deixa-os na rua para serem recolhidos

Relacionados
A grande maioria dos portugueses não têm hábitos de reciclagem de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). Segundo um estudo da associação Amb3E, são 81,8% dos inquiridos que não sabem ainda como encaminhar para reciclagem os seus REEE.



O estudo revela ainda que 41,4% dos inquiridos afirmam deixar os seus REEE na rua para serem recolhidos pela Câmara Municipal e 38,4% dos inquiridos realiza a referida reciclagem.



Apesar do desconhecimento da grande maioria, a Amb3E conclui que há a consciência de que os REEE devem ser depositados correctamente e que não são lixo comum.

Para o Director-Geral da Amb3E, Fernando Lamy da Fontoura, «este valor é de uma importância extrema e indica-nos que, para além do trabalho que tem sido feito pela Amb3E com diversas campanhas de sensibilização já lançadas, ainda há muito trabalho a realizar nesta matéria junto do cidadão-consumidor, trabalho esse que tem de ser mais esclarecedor e mais elucidativo. Se por um lado, as pessoas demonstram estar susceptíveis a esta realidade, por outro, ainda não sabem como fazer para proceder correctamente à reciclagem dos seus REEE, é por ai que temos de ir, sensibilizar, informar e esclarecer».

Por outro lado, como resultado do estudo, apura-se que apenas 28,8% dos inquiridos fazem sempre ou frequentemente a reciclagem dos seus REEE.

Além deste objectivo, o estudo pretendeu também conhecer o impacto da campanha televisiva, «Livre-se do seu mono já», lançada em Agosto pela Amb3E, esclarece ainda a associação em comunicado.

O estudo mostra também que 55% dos inquiridos viram e recordam-se da campanha televisiva da Amb3E, «Livre-se do seu Mono Já» e 92,8% apreenderam a sua mensagem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados