Sócrates não vai atacar apoiantes do «não» - TVI

Sócrates não vai atacar apoiantes do «não»

  • Portugal Diário
  • 20 jan 2007, 19:33

Líder do PS autorizou deputados a fazerem campanha activa contra a despenalização

O secretário-geral do PS, José Sócrates, garantiu hoje que, até ao referendo de 11 de Fevereiro, não fará qualquer ataque a cidadãos que recusem a despenalização do aborto até ás dez semanas de gravidez, noticia a Lusa.

«De mim, ninguém ouvirá uma palavra de ataque a um defensor do não» no referendo sobre o aborto, declarou José Sócrates, no discurso de encerramento da Conferência Nacional do PS «Pelo sim Responsável».

O secretário-geral do PS frisou então que «um defensor do não é um cidadão com igual direito de fazer valer os seus argumentos sobre as suas convicções» e que, recentemente, autorizou deputados do PS a fazerem campanha activa contra a despenalização da interrupção voluntária da gravidez.

«Esses deputados perguntaram-me se podiam ser pelo não. Disse-lhes que não só podiam, como deviam fazer campanha», referiu o líder socialista, já depois de ter vincado que o PS tem uma posição oficial a favor do «sim» no referendo.

Sócrates fez também um apelo ao voto no referendo de 11 de Fevereiro, a legando que o aborto é «uma questão de consciência individual». «Compreendo que esta seja uma questão difícil que se coloca aos portugueses, mas é precisamente nas questões morais e de consciência que não podemos deixar que outros decidam por nós», argumentou.
Continue a ler esta notícia