350 mil britânicos ficam sem água devido a cheias - TVI

350 mil britânicos ficam sem água devido a cheias

Cheias no Reino Unido - Foto EPA/Lusa

Cerca de 350 mil pessoas vão ficar sem água canalizada devido às cheias que assolam o país.

Relacionados
Segundo a agência «Lusa», nas próximas horas este número de pessoas deverá ficar sem água por causa da inundação das estações de tratamento, situação que se vai prolongar por vários dias por se prever que continuem as cheias.

Os responsáveis pela empresa que abastece as zonas de Gloucester, Cheltenham e Tewkesbury (a leste de Londres) avisaram que o tratamento da água vai ser interrompido devido às inundações e que a água que está actualmente nas canalizações vai acabar.

Em alternativa à água canalizada, que se prevê que esteja cortada durante pelo menos três ou quatro dias, foi estabelecido um sistema de distribuição de água potável engarrafada ou em autotanques.

O ministro do Ambiente, Hilary Benn, admitiu esta segunda-feira no Parlamento que oito regiões estão em estado de alerta e que a situação de emergência «está longe do fim», considerando «muito provável» o registo de mais cheias.

O governo já prometeu um aumento das verbas de auxílio às autoridades locais para limpeza dos locais afectados e uma revisão do sistema de alerta e combate às inundações, mas a atenção está agora virada para o socorro das populações.

Bombeiros e militares foram obrigados a intervir em milhares de casos nos últimos dois dias para salvar pessoas, centenas das quais tiveram de ser retiradas com a ajuda de helicópteros.

Milhares de pessoas tiveram de ser instaladas em abrigos provisórios por as suas casas são serem seguras e noutros locais as populações organizaram-se para erguer barreiras com sacos de areia.

O condado mais atingido é o de Gloucestershire, onde uma subestação de electricidade foi desactivada, afectando 70 mil pessoas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados