Obras de arte roubadas de museu de Nice - TVI

Obras de arte roubadas de museu de Nice

  • Portugal Diário
  • 6 ago 2007, 14:35

Responsáveis dizem que prejuízo é «incalculável»

Quatro obras de arte de Monet, Sisley e Brueghel foram roubadas no domingo do Museu de Belas Artes de Nice, em França, por cinco assaltantes armados e encapuzados, perante o olhar de várias pessoas que visitavam o espaço, noticia a Lusa.

Duas das quatro obras levadas pelos assaltantes já tinham sido roubadas em 1998, tendo sido recuperadas dias mais tarde. Na altura foram detidos um conservador do museu e dois cúmplices.

As obras em causa eram Falaises près de Dieppe (1897), de Claude Monet, e Allée de peupliers de Moret (1890), de Alfred Sisley, emprestadas a Nice pelo Museu d`Orsay, de Paris.

As duas outras pinturas roubadas no domingo eram de Jan Brueghel.

Os responsáveis do museu dizem que as obras de arte eram de valor «incalculável», mas a polícia de Nice estima que os quadros rondavam no total um milhão de euros.

No roubo, ocorrido ao início da tarde de domingo, cinco indivíduos entraram armados e encapuzados, ameaçaram os vigilantes, tiraram os quadros das paredes, guardaram-nos em diferentes bolsas e fugiram num carro e numa motocicleta.

Tudo isto aconteceu debaixo do olhar de dezenas de pessoas que visitavam na altura o museu, com entrada gratuita ao domingo.

Os investigadores do caso acreditam que o roubo foi encomendado por alguém que deseja ter as obras para uso privado, já que dificilmente deverão ser vendidas no mercado de arte.
Continue a ler esta notícia