Os empresários da comunicação social - TVI

Os empresários da comunicação social

Rui Batista

Infelizmente, em Portugal, são muitos os que continuam a mudar de opinião conforme a direcção do vento. Gostam dos empresários quando não encontram outras formas de alimentar projectos de ambição e projecção pessoal, não gostam e criticam os seus ganhos quando vislumbram estabilidade financeira.

Miguel Paes do Amaral, principal accionista do grupo Media Capital decidiu assinar um acordo com os espanhóis da Prisa que abre a possibilidade deste grupo de comunicação social (a que pertence a Agência Financeira) a mudar de mãos. E logo foi atacado. Em primeiro lugar porque as mais-valias são evidentes. Em segundo porque «é mais um empresário, a abrir as portas aos espanhóis».

Quando olhamos para a comunicação social nos últimos 10 a 20 anos, se quisermos ser sérios, temos de reconhecer que um pequeno grupo de empresários mudou de forma absoluta o sector.

Empresários de grande mérito, visão estratégica e capacidade em assumir riscos criaram novos produtos, investiram largos milhões de euros e profissionalizaram esta fatia do bolo empresarial nacional.

Belmiro de Azevedo (lançando o Público), Pinto Balsemão (investindo no Expresso, apostando na Visão, aplicando milhões na SIC), Paulo Fernandes (entrando num sector que não conhecia mas que soube depressa transformar num bom negócio), Joaquim Oliveira (arriscando em formatos novos como a Sport TV e comprando agora a Lusomundo), Luís Montez (investindo fortemente no sector rádio) são apenas alguns dos vários empresários que contribuíram para fazer crescer o sector da comunicação social.

Miguel Paes do Amaral, agora atacado de encaixar mais-valias no negócio, comprou a TVI quando esta ocupava um humilhante terceiro lugar, perdia milhões todos os anos e oferecia aos seus empregados um futuro muito nebuloso. Passados todos estes anos de investimento, trabalho, obstinação, Miguel Amaral emprega mais de um milhar de pessoas, gera lucros para os accionistas (onde obviamente se incluí) e continua a investir fortemente.

Queira a economia que o Dr. Balsemão, o Eng. Paulo Fernandes, o Senhor Joaquim Oliveira, o Eng. Miguel Amaral, continuem a ter lucros nos próximos anos. Até porque esse dinheiro será necessário para investir em tantos outros projectos que certamente serão lançados.

Deixe a sua opinião seleccionando «comentar artigo», ou envie-me um mail directamente para rbatista@mediacapital.pt
Continue a ler esta notícia