Observatório para vigiar a obesidade infantil - TVI

Observatório para vigiar a obesidade infantil

  • Portugal Diário
  • 9 mar 2007, 13:25

Director-Geral de Saúde anuncia medida para segundo semestre de 2007

O director-geral da Saúde, Francisco George, anunciou esta sexta-feira, em Coimbra, a criação de um observatório para a obesidade infantil no segundo semestre de 2007, no âmbito da Plataforma Nacional de Combate à Obesidade, refere a Lusa.

Francisco George falava aos jornalistas no final da sessão de abertura da mesa redonda «Obesidade Infantil no Âmbito Regional», que decorre durante o dia de hoje no auditório da Fundação Bissaya Barreto, promovido pelo Centro de Investigação Obesidade On-line.

Segundo o director-geral da Saúde, a criação do observatório, apoiada pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, visa «assegurar a medição, evolução e tendência do excesso de peso e obesidade, sobretudo a infantil».

Trata-se de uma das iniciativas da Plataforma Nacional de Combate à Pobreza, em fase final de aprovação, cuja missão é mobilizar vários sectores da indústria, comércio, escolas, hospitais, centros de saúde e sector da restauração, entre outros, para adopção de uma alimentação saudável.

«Sabemos que o tratamento da obesidade é difícil e complexo, por isso temos de evitar que as pessoas cheguem a esse estado, adoptando medidas de prevenção primária e secundária e identificando os desvios numa fase muito inicial», afirmou Francisco George.

«A prevenção terá de ser um processo muito baseado em iniciativas de intervenção primária, desde o nascimento, promovendo hábitos alimentares saudáveis e exercícios de lazer não sedentários», acrescentou.

Nesta tarefa, disse, «há um grande trabalho do médico de família na identificação inicial do desvio aos índices normais de massa corporal, mediante a idade e o sexo».
Continue a ler esta notícia