Exclusividade dos médicos no SNS está em fase inicial de discussão - TVI

Exclusividade dos médicos no SNS está em fase inicial de discussão

Ana Jorge, nova Ministra da Saúde (JOÃO RELVAS/LUSA)

Actualmente não há capacidade de separar o sector público do privado

Relacionados
A Ministra da Saúde disse hoje que a proposta do Governo de impor exclusividade aos médicos do serviço público está em «fase inicial de discussão com os sindicatos», sendo actualmente apenas um cenário.

Segundo cita a «Lusa», «é uma proposta de início de discussão com os sindicatos. Não está nada decidido, é uma premissa em discussão», disse a ministra da Saúde, Ana Jorge, à margem da apresentação do Grupo Consultivo para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, em Santo dos Cavaleiros, Loures.

Ana Jorge referiu contudo que «actualmente» não existe a capacidade de separar o sector público e privado, apesar de tal ser «desejável».

«Não temos essa capacidade, no entanto a clarificação entre o que é o sector público e o privado seria importante», referiu a ministra adiantando que a proposta foi apresentada aos sindicatos a semana passada.

Quanto à hipótese dos médicos com exclusividade terem vencimentos maiores, a governante repetiu que a discussão está no início e que a «base salarial» ainda não foi analisada.

A ministra lembrou ainda que trabalha em exclusividade há 30 anos no Serviço Nacional de Saúde.
Continue a ler esta notícia

Relacionados