Mais de 136 mil mudaram de emprego desde 2007 - TVI

Mais de 136 mil mudaram de emprego desde 2007

Empresária

Desemprego e aposta na formação

Relacionados
Entre 2007 e 2008, mais de 136 mil pessoas optaram por apostar em novos sectores de actividade para trabalhar, uma explicação que pode estar na crise, mas também na realização pessoal, revela o «Jornal de Notícias».

Segundos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2007, cerca de 71.500 trabalhadores portugueses escolheram uma nova área de actividade e em 2008, 64.900 tomaram a mesma opção.

Nos dois anos, a mudança aconteceu sobretudo nos trabalhadores das áreas da indústria, construção, energia e água, que passaram para o sector dos serviços.

Em 2007, o INE detectou 7800 trabalhadores da indústria, construção, energia e água que se transferiram para a actividade agrícola, e seis mil que trocaram os serviços pela agricultura, a produção animal, a caça ou silvicultura.

Na base destas mudanças estão vários factores e, na opinião do economista Luís Bento, trata-se de uma realidade que «vai acentuar-se» nos próximos tempos. «Estas mudanças resultam essencialmente de factores como a melhoria das políticas de reconversão profissional, a extinção de profissões e funções, por força do desaparecimento de actividades empresariais, a procura de realização pessoal ou como consequência do aumento do nível de habilitações académicas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados