Gripe A: «Aumento das baixas não desequilibra contas» - TVI

Gripe A: «Aumento das baixas não desequilibra contas»

Gripe A

Vieira da Silva admite contudo que Governo poderá vir a reavaliar a situação

Relacionados
Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, garantiu que o aumento das baixas devido à gripe A não afectará, pelo menos para já, o equilíbrio das contas da Segurança Social.

O ministro lembrou que a Segurança Social tem hoje uma força que não tinha anteriormente e «pode enfrentar perfeitamente uma situação de aumento do absentismo para níveis mais elevados do que estamos habituados», frisou, escreve a Lusa.

Vieira da Silva disse, à margem da inauguração de um equipamento da Santa Casa da Misericórdia, que a situação neste momento «não exige um apoio diferente às empresas ou aos trabalhadores porque o enquadramento legal prevê que seja a Segurança Social a assegurar a protecção social em casos de doença (isto é, baixa médica) ou quando os pais acompanham os filhos doentes».

O ministro recordou ainda que «todos os anos, em alturas de surtos de gripe, o número de baixas aumenta e isso não cria nenhuma situação de constrangimento para as contas da Segurança Social, até porque se tratam, normalmente, de baixas de curta duração».

No entanto, não deixou de admitir que o Governo vai continuar a acompanhar a evolução dos casos de gripe A, caso seja necessário reavaliar a situação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados