Sector segurador prevê pior comportamento em 2008 - TVI

Sector segurador prevê pior comportamento em 2008

Associação Portuguesa de Seguradores (APS)

Níveis sustentados de resultados, provisões técnicas e solvência são desafios

Os resultados do sector segurador nos primeiros sete meses de 2008 estão a ser inferiores aos registados em 2007, muito devido ao impacto da turbulência dos mercados de capitais que mostram não estar a evoluir.

A garantia foi dada pelo presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Pedro Seixas Vale, que apesar de não adiantar valores para já, revela que pode haver um agravamento nas contas deste ano.

«Estamos a viver um momento de viragem de ciclo. Tivemos bons resultados nos últimos 5 anos, mas o ano de 2007 mostra já um decréscimo dos resultados, em jeito de prenúncio de dificuldades futuras que se vão acentuar este ano», disse em conferência de imprensa.

O mesmo responsável garantiu que «o negócio está a ser baixo também no ramo vida» e que «as novas regras contabilísticas também terão impacto nos resultados».

Dois milhões de pessoas seguras na saúde em 3 anos

Por isso, os principais desafios passam por «obter níveis sustentados de resultados, provisões técnicas e solvência, bem como um equilíbrio técnico em termos de rentabilidade financeira», sublinha Pedro Seixas Vale.

O presidente da APS refere ainda que a área dos seguros de saúde é «a que mais está a crescer em 2008», por isso, espera ter cerca de dois milhões de pessoas seguras em 3 anos.
Continue a ler esta notícia