UEFA suspende três portugueses - TVI

UEFA suspende três portugueses

Abel Xavier, Nuno Gomes e Paulo Bento punidos A UEFA teve mão pesada. Abel Xavier (nove meses), Nuno Gomes (oito meses) e Paulo Bento (seis meses) foram suspensos pela Comissão Disciplinar da UEFA.

ROTERDÃO-A Comissão Disciplinar da UEFA decidiu hoje de manhã punir Nuno Gomes, Abel Xavier e Paulo Bento com pesadas penas de suspensão.

O lateral direito do Everton foi suspenso por nove meses, Nuno Gomes estará oito meses sem competir internacionalmente e Paulo Bento foi punido com seis meses.  

O castigo aplica-se a todas as provas sob a égide da UEFA. Na prática isso significa que nenhum dos três poderá participar nos primeiros jogos da selecção nacional na fase de apuramento para o Mundial-2002. Os jogadores ficam também impedidos de representar os seus clubes nas competições europeias.  

Escrito de outra forma, os jogadores só poderão competir nas provas nacionais dos clubes que representam. 

A Federação Portuguesa de Futebol foi punida com uma multa de 100 mil dólares, cerca de 20 mil contos. As sanções da UEFA resultam do comportamento dos jogadores portugueses no final do jogo com a França, nas meias-finais do Euro-2000. 

Após o árbitro ter assinalado uma grande penalidade favorável aos franceses, a três minutos do final do prolongamento, os jogadores portugueses cercaram o árbitro e o auxiliar responsável pela decisão. Nuno Gomes foi o único a ver o cartão vermelho.

Continue a ler esta notícia