As 10 frases mais disparatadas de Berlusconi - TVI

As 10 frases mais disparatadas de Berlusconi

Conheça as declarações mais inapropriadas do ex-líder italiano

Em 17 anos como primeiro-ministro de Itália chamou «bronzeado» a Barack Obama, fez declarações sexistas e homofóbicas e as suas aventuras amorosas encheram capas de revistas por todo o mundo.

Depois da renúncia ao cargo, no passado dia 13 de Novembro apresentamos agora as10 frases mais polémicas do líder demissionário.

1 - «Ontem à noite tinha uma fila à porta do meu quarto... eram 11, mas só consegui oito. Já não aguentava mais».

Frase de Silvio Berlusconi numa conversa telefónica com o empresário italiano Gianpaolo Tarantini, investigado por receber dinheiro do primeiro-ministro demissionário para contratar acompanhantes de luxo.

2 - «Mais vale ser apanhado com meninas bonitas do que ser gay».

Resposta de Berlusconi a acusações de que mantinha uma relação íntima com a menor de 17 anos, Karima El Mahroug, comummente conhecida como Ruby.

3 - «Claro que os seus alojamentos são temporários, mas deviam encará-los como um fim-de-semana de campismo».

Esta foi a resposta que Silvio Berlusconi, ainda em funções como PM deu aos jornalistas, sobre a situação dos cerca de 17 mil desalojados, vítimas do sismo na cidade italiana de Áquila, em 2009.

4 - «A Itália é hoje um país fantástico para investir. Hoje temos menos comunistas, e os que cá continuam negam alguma vez tê-lo sido. Outra razão para investir na Itália, é que temos secretárias bonitas».

Declaração de Berlusconi durante uma visita à bolsa de Nova Iorque, em 2003. Ao longo da comunicação, o antigo chefe de governo tentou convencer investidores norte-americanos a apostarem na economia italiana.

5 - «Qual é o nome dele? Um indivíduo bronzeado. Ah, Barack Obama! Não vão acreditar, mas ele e a mulher devem apanhar banhos de sol juntos, porque ela também está bronzeada».

Depois de ter estado com o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama, na reunião do G-20, em 2009, Berlusconi regressou a Itália e fez este comentário aos jornalistas.

6 - «Devemos estar conscientes da superioridade da nossa civilização, que consiste num sistema que espalha a prosperidade às pessoas e países que querem abraçá-la e que garante o respeito pelos direitos humanos e pela religião. Esse respeito certamente não existe nos países islâmicos».

Afirmações que proferiu dias depois dos ataques terroristas do 11 de Setembro de 2001. Confrontado com estas palavras, Berlusconi garantiu que as palavras foram mal interpretadas e descontextualizadas.

7 - «Mussolini nunca matou ninguém. Mussolini apenas enviava pessoas de férias em exílio interno».


Declarações em entrevista a uma publicação italiana, em 2003, na qual repudiou a comparação entre Mussolini, o ditador fascista italiano e Sadam Hussein.



8 - «Sou o Jesus Cristo da política. Sacrifico-me pelas pessoas».

Esta é uma «jóia» de 2006. Berlusconi comparou-se com Jesus Cristo e levantou ondas de indignação entre os italianos e o mundo. De acordo com os críticos, sendo o ex-PM um dos homens mais ricos de Itália, esta não será, de facto, a comparação mais exímia.

9 - «Vou tratar da minha própria vida para outro lado. Vou deixar este país de porcaria, do qual estou enjoado».

A tradução não é a mais correcta, já que a versão original contém alguns palavrões.

No entanto, foi esta a forma que Berlusconi encontrou para se referir às conversas telefónicas tornadas públicas por investigações de subornos que o ligavam a um editor de um jornal italiano.

10 - «Sou, e não só na minha opinião, o melhor primeiro-ministro de hoje em dia. Acredito que não há ninguém no mundo a quem me deva sentir inferior. É mais ao contrário».

Em Outubro de 2009, o Tribunal Constitucional italiano revogou a decisão que garantia a Berlusconi imunidade de acusações enquanto PM. Pelos Vistos, o ex-primeiro ministro italiano não gostou da ideia.
Continue a ler esta notícia