SIMULADOR Sabe mesmo fazer a conta de quanto poupa com o IVA a 0%? Há um engano comum - TVI

SIMULADOR Sabe mesmo fazer a conta de quanto poupa com o IVA a 0%? Há um engano comum

Simulador

A partir de abril vai estar em vigor uma taxa de 0% de IVA em 44 alimentos que antes estavam na taxa mínima (6% em Portugal Continental). Há quem faça contas de multiplicar e depois de subtrair (o que dá um valor errado) quando na verdade deve fazer-se uma conta de dividir para se saber imediatamente o preço sem imposto. Eis a explicação - seguida de um simulador da CNN Portugal (para Portugal Continental, para os Açores e para a Madeira - porque as taxas de IVA são diferentes)

SIMULADOR DE IVA PARA PORTUGAL CONTINENTAL | SIMULADOR DE IVA PARA A MADEIRA | SIMULADOR DE IVA PARA OS AÇORES 
NOTA: OS TRÊS SIMULADORES PERMITEM VER A POUPANÇA DO IVA A 6% (PORTUGAL CONTINENTAL), A 5% (MADEIRA) E A 4% (AÇORES), MAS PERMITEM TAMBÉM SABER, PARA EFEITOS INFORMATIVOS, O QUE SE POUPARIA NOS VALORES COM IVA A TAXAS MAIS ALTAS CASO TAMBÉM PASSASSEM PARA 0%. POR ISSO, PARA UTILIZAR O SIMULADOR DEVE INSERIR DOIS VALORES: O PREÇO DO PRODUTO E A SEGUIR A TAXA DE IVA. EXEMPLO: INSIRA O PREÇO DO PÃO ONDE O COSTUMA COMPRAR E DEPOIS 6%, QUE ERA O IVA ANTERIOR ANTES DO IVA ZERO - O SIMULADOR CALCULA O RESTO

♦♦♦

Sabe mesmo quanto vai conseguir poupar nos 44 produtos cujo IVA vai descer para 0%? A conta é simples de fazer mas há quem proceda da forma errada. 

Vamos à explicação.

Com efeito, eis o exemplo de um quilo de batata a três euros (a batata vai passar de IVA de 6% para 0%):

  1. Forma correta: 3 : 1,06 = ✔️ 2,83 euros (poupança de 17 cêntimos).
  2. Forma errada: 3 x 0,06 = 0,18 e depois 3 - 0,18 = ❌ 2,82 euros
  3. Forma errada: 3 x 0,94 = ❌ 2,82 euros
  4. Forma errada: 3 x 6% = 0,18 e depois 3 - 0,18 = ❌ 2,82 euros

É uma diferença muito subtil, de um cêntimo, que se vai tornando maior consoante o valor, mas um cálculo está certo e os outros três estão errados. A segunda, terceira e quarta fórmulas estão erradas porque estão a calcular 6% dos três euros como se três euros fossem um valor sem IVA - não é, é o valor com IVA, daí o valor superior. 

O economista Ricardo Ferraz sublinha à CNN Portugal que se “divide para retirar o valor do IVA”. Se um cabaz de produtos com IVA a 6% custar 50 euros, por exemplo, basta dividi-lo por 1,06 para chegarmos ao seu valor sem IVA. “Trata-se de uma questão de matemática”, afirma o investigador do Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG).

  1. Forma correta: 50 : 1,06 = ✔️ 47,17 euros (poupança de 2,83 cêntimos).
  2. Forma errada: 50 x 0,06 = 3 e depois 50 - 3 = ❌ 47 euros
  3. Forma errada: 50 x 0,94 = ❌ 47 euros
  4. Forma errada: 50 x 6% = 3 e depois 50 - 3 = ❌ 47 euros

EM BAIXO PODE VER TRÊS SIMPLES SIMULADORES DE IVA DESENVOLVIDOS PELA CNN PORTUGAL (UM PARA PORTUGAL CONTINENTAL, OUTRO PARA A MADEIRA E OUTROS PARA OS AÇORES - PORQUE AS TAXAS DE IVA SÃO DIFERENTES). SE PREFERIR, PODE DESCARREGÁ-LOS NOS LINKS QUE SE SEGUEM (FUNCIONAM EM EXCEL, GOOGLE SHEETS OU APPLE NUMBERS):

- SIMULADOR DE IVA PARA PORTUGAL CONTINENTAL - DESCARREGUE AQUI

- SIMULADOR DE IVA PARA A MADEIRA - DESCARREGUE AQUI

- SIMULADOR DE IVA PARA OS AÇORES - DESCARREGUE AQUI

+


LISTA DOS PRODUTOS QUE VÃO PASSAR A TER IVA A 0%

NOTA: OS TRÊS SIMULADORES PERMITEM VER A POUPANÇA DO IVA A 6% (PORTUGAL CONTINENTAL), A 5% (MADEIRA) E A 4% (AÇORES), MAS PERMITEM TAMBÉM SABER, PARA EFEITOS INFORMATIVOS, O QUE SE POUPARIA NOS VALORES COM IVA A TAXAS MAIS ALTAS CASO TAMBÉM PASSASSEM PARA 0%. POR ISSO, PARA UTILIZAR O SIMULADOR DEVE INSERIR DOIS VALORES: O PREÇO DO PRODUTO E A SEGUIR A TAXA DE IVA. EXEMPLO: INSIRA O PREÇO DO PÃO ONDE O COSTUMA COMPRAR E DEPOIS 6%, QUE ERA O IVA ANTERIOR ANTES DO IVA ZERO - O SIMULADOR CALCULA O RESTO

♦♦♦

SIMULADOR DE PORTUGAL CONTINENTAL
pode consultá-lo em baixo ou descarregá-lo AQUI (funciona em Excel, em Google Sheets e em Apple Numbers)

♦♦♦

SIMULADOR DA MADEIRA
pode consultá-lo em baixo ou descarregá-lo AQUI (funciona em Excel, em Google Sheets e em Apple Numbers)

♦♦♦

SIMULADOR DOS AÇORES
pode consultá-lo em baixo ou descarregá-lo AQUI (funciona em Excel, em Google Sheets e em Apple Numbers)

Continue a ler esta notícia