Consumo estabiliza e investimento desacelera nos primeiros meses do ano - TVI

Consumo estabiliza e investimento desacelera nos primeiros meses do ano

Consumo estabiliza e investimento desacelera nos primeiros meses do ano

Inflação homóloga estabilizou nos 2,9% em Fevereiro

Relacionados
O indicador de sentimento económico e o indicador de confiança dos consumidores da Zona Euro mantiveram, em Fevereiro, o movimento descendente dos seis meses anteriores, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No plano interno, Janeiro e Fevereiro apontam para alguma desaceleração da actividade económica, após o crescimento de 2,0% do PIB registado no quarto trimestre de 2007 (mais 0,3 pontos percentuais do que no trimestre anterior).

O indicador de clima económico estabilizou em Fevereiro, depois de ter diminuído nos dois meses anteriores, e o indicador de actividade económica desacelerou em Janeiro.

«O indicador de investimento aponta para uma desaceleração significativa nesta variável, em consequência do comportamento negativo de todas as suas componentes», revela o INE.

Vendas de veículos ligeiros crescem

Os sinais de abrandamento são menos evidentes no caso do consumo privado, tendo o respectivo indicador estabilizado. Nos dois primeiros meses do ano assistiu-se simultaneamente à continuação da tendência negativa do indicador de confiança dos consumidores e a elevadas taxas de crescimento homólogas das vendas de veículos ligeiros de passageiros.

Do lado da oferta, a generalidade dos indicadores aponta para um abrandamento da actividade económica, com os índices de volume de negócios e de produção a apresentarem em Janeiro variações homólogas inferiores às de Dezembro.

Verificou-se, ainda, uma ligeira aceleração das importações, mais 0,5 pontos percentuais (p.p.) e uma desaceleração das exportações, ou seja, menos 1,2 p.p. em Janeiro.

A inflação homóloga estabilizou em 2,9% em Fevereiro. A inflação medida pelo IHPC encontra-se num nível inferior ao da Zona Euro desde Setembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados