Economia europeia acaba 2007 a desacelerar - TVI

Economia europeia acaba 2007 a desacelerar

União Europeia

Zona Euro cresce 0,4% no último trimestre e União Europeia 0,5%

Relacionados
A economia da Zona Euro acabou o ano passado em desaceleração. No quarto trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto dos países do euro cresceu 0,4% em cadeia, o que representa uma desaceleração de três décimas face ao registado no terceiro trimestre.

Do mesmo modo, também a economia da União Europeia, que cresceu 0,5% nos últimos três meses do ano, esteve em desaceleração, face à taxa de 0,8% no trimestre precedente.

Em termos homólogos, a Zona Euro cresceu 2,2% e a União 2,6%. Ambas as áreas registaram também aqui um abrandamento, de quarto décimas no caso da primeira e de três décimas no caso da segunda.

O crescimento assentou sobretudo no investimento e nas exportações, já que o consumo privado recuou 0,1% na Zona Euro e cresceu apenas 0,1% na União Europeia. No trimestre precedente, ambas as áreas tinham registado comportamentos bem melhores, com crescimentos de 0,5% e 0,6%, respectivamente.

Já o investimento cresceu 0,8% na Zona Euro e 0,7% na União (após subidas de 1,2% e 1,4% no trimestre precedente). As exportações também aumentaram 0,5% na Zona Euro e 0,6% na União Europeia (após crescimentos de 2,1% e 2%). Por seu lado, as importações desceram 0,4% na Zona Euro e 0,2% na União Europeia, invertendo assim a tendência após ganhos de 2,5 e 2,9%, respectivamente, no terceiro trimestre.

No conjunto do ano passado, o conjunto dos países do euro cresceu 2,6%, enquanto que os 27 Estados da União registaram uma expansão de 2,9%. No caso da primeira área, deu-se assim um abrandamento de duas décimas face a 2006 e no caso da União, um abrandamento de uma décima.
Continue a ler esta notícia

Relacionados