Filho de português morto no Iraque recebe donativo - TVI

Filho de português morto no Iraque recebe donativo

  • Portugal Diário
  • 4 nov 2007, 09:31

Fundação portuguesa doa sete mil dólares para educação da criança

Relacionados
A Fundação Abel de Morais, da comunidade portuguesa do estado norte-americano da Virgina, entrega hoje um donativo de sete mil dólares (4.880 euros) ao filho do soldado luso-americano Humberto Timóteo, morto no Iraque em 2004.

João de Morais, da direcção da Fundação, disse à Lusa que esta é uma forma de ajudar o jovem «a prosseguir os seus estudos», uma vez que o dinheiro se destina unicamente à educação da criança.

Giovani Timóteo tinha apenas 03 anos quando o pai, sargento de uma brigada americana no Iraque, morreu na explosão do seu carro de combate quando regressava à noite de uma missão.

Humberto Timóteo era natural de Estarreja e tinha emigrado com os pais e três irmãos para Newark, Nova Jérsia, em 1985.

Alistou-se no exército americano e em Abril de 2004 foi destacado para o Iraque, onde morreu a 05 de Junho desse ano.

Era casado com Sílvia Timóteo e pai de Giovani, a criança que vai agora receber o donativo da Fundação Abel de Morais.

Carlos Timóteo, tio de Giovani, disse à Lusa que no aniversário da morte do irmão os amigos e os soldados que foram seus colegas no Iraque se reúnem em Newark numa campanha de solidariedade que angaria dinheiro que reverte para um fundo destinado a pagar os estudos de Giovani.

Este donativo, segundo Carlos Timóteo, «é uma grande ajuda» que, juntando-se às outras, «vai contribuir para dar à criança um futuro melhor».

A Fundação Abel de Morais foi criada em 2000 pela comunidade portuguesa de Manassas, estado da Virgínia, e pelos familiares de Abel de Morais, um emigrante transmontano, líder comunitário, fundador do Clube Português da Virgínia e conhecido benemérito local.

Desde então, a Fundação já distribuiu donativos no valor de mais de 200 mil dólares (138 mil euros) a instituições ligadas à pesquisa do cancro, às vítimas do furacão Katrina e a casos individuais de pessoas em dificuldades económicas.

A Fundação Abel de Morais é uma organização sem fins lucrativos com sede na cidade de Manassas, Virgínia, sendo actualmente gerida pelos filhos e sobrinhos de Abel de Morais.

Angaria os seus fundos realizando um torneio anual de golfe, festas e através de donativos particulares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados