Tornado faz 26 feridos em Tomar e Ferreira do Zêzere - TVI

Tornado faz 26 feridos em Tomar e Ferreira do Zêzere

Há árvores caídas, telhados arrancados e caiu o telhado de um jardim de infância. Maioria dos feridos são crianças. Envie fotos e vídeos para euvi@tvi.pt

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 18h00

Um tornado atravessou esta terça-feira Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã, numa extensão de 20 quilómetros. A Protecção Civil dá conta de pelo menos 26 feridos: quatro ligeiros em Ferreira do Zêzere e os restantes em Tomar, sendo que dois estão em estado grave.

O telhado de um jardim-de-infância na EN 113 foi sugado pelo tornado. No interior encontravam-se crianças e algumas terão ficado feridas, mas sem gravidade.

Envie fotos e vídeos para euvi@tvi.pt

O vereador da protecção civil da câmara de Tomar, Luís Ferreira, disse à agência Lusa que os feridos são principalmente crianças do jardim-escola de S. João de Deus. Na maior parte dos casos sofreram escoriações ligeiras e apenas uma sofreu uma fractura, mas as crianças entraram em pânico.

Fonte deste infantário contou ao tvi24.pt que estava «cerca de uma centena» de crianças no local na altura do incidente, tendo o tornado «arrancado o telhado e as janelas». «Só ficaram as paredes», desabafou.

A estrutura era «recente», tendo sofrido «obras há pouco tempo». «Foi mesmo muito forte. Temos pessoas em estado de choque», lamentou.

Dois feridos graves

Segundo os bombeiros, duas pessoas sofreram ferimentos graves na aldeia de Venda Nova, no concelho de Tomar, ao serem atingidos por cabos eléctricos.

O comandante dos bombeiros de Abrantes, António Manuel, descreveu à agência Lusa um «cenário de destruição» que se vive na aldeia com muros derrubados, árvores tombadas, postes de alta tensão «partidos ao meio», telhados, estruturas metálicas, antenas e chaminés no chão.

«Vários carros voaram literalmente», disse o bombeiro acrescentando que várias ruas estão «cortadas ao trânsito pelo amontoado de árvores». Os cinco feridos foram transportados para o hospital de Tomar.

Há telhados arrancados, queda de estruturas como um poste de media tensão da REN, vidros, árvores caídas a obstruir diversas estradas. Só em Tomar há pelo menos um centena de casas danificadas, e tudo aponta para que haja vários desalojados. Segurança Social e Exercito já foram accionados para apoio.

Às escuras

Parte dos concelhos da Sertã, Ferreira do Zêzere e Tomar estão sem energia por causa do vento forte que derrubou uma torre da REN, informou a EDP. E há também problemas nas ligações telefónicas.

Em declarações à Lusa, uma professora da Escola Santo António (1.º Ciclo), na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Tomar, disse que os ventos fortes «danificaram alguns telhados, fizeram voar alguns painéis solares e afectaram o abastecimento de electricidade na zona».

«A cidade está toda às escuras», disse à Lusa Arlete Pedro, professora na Escola Santo António, acrescentando: «ouvi um grande barulho, não sei se foi tufão, ou tornado, ou o que tenha sido. O certo é que por detrás da escola houve casas danificadas e ouvem-se muitas ambulâncias».

Ambulâncias com feridos chegam ao centro de saúde

Uma moradora de Ferreira do Zêzere descreveu à Lusa um cenário de destruição na cidade.

«Há carrinhas e carros virados, carros com vidros partidos, montras sem vidros, o telhado da Segurança Social destruído e portas de supermercados partidas. É um cenário horrível», afirmou Aida Castanheira, acrescentando que ao centro de saúde local «estão a chegar muitas ambulâncias com pessoas feridas».

Os bombeiros municipais de Tomar confirmaram ao tvi24.pt que não têm «mãos a pedir» com os pedidos de ajuda.

Continue a ler esta notícia

Relacionados