Número de acidentes com ambulâncias diminui - TVI

Número de acidentes com ambulâncias diminui

Plano de formação para motoristas avançará este ano

O número de acidentes com ambulâncias diminuiu cerca de 20 por cento no ano passado, mas a Liga dos Bombeiros Portuguesas «não está satisfeita» e deverá iniciar, ainda este ano, um plano de formação para os motoristas destes veículos, informa a Lusa.

Dados provisórios da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária revelam que, entre 1 de Janeiro e 31 de Setembro do ano passado, ocorreram 66 acidentes com vítimas envolvendo ambulâncias, menos 23,2 por cento do que em igual período de 2007, quando se registaram 86 desastres.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, disse que a «redução é significativa», mas os bombeiros «não estão satisfeitos». Para tal, a LBP, o Ministério da Administração Interna e a Prevenção Rodoviária Portuguesa estão a elaborar um plano de formação e reciclagem destinado aos motoristas de veículos de emergência, com prioridade para os de ambulâncias.

O presidente da LBP adiantou que, no início de Março, deverá realizar-se a reunião entre as entidades envolvidas para aprovar o modelo de formação.

Duarte Caldeira sublinhou que, até ao final do ano, o plano de formação e reciclagem deverá entrar em funcionamento e tem como função principal «aumentar as competências técnicas» dos motoristas de ambulâncias.

O responsável disse ainda que a diminuição dos acidentes com ambulâncias está relacionada essencialmente com "a grande sensibilização" junto dos corpos de bombeiros para que os motoristas adoptem uma condução defensiva e tenham uma maior responsabilidade no exercício das funções.
Continue a ler esta notícia