A1 cortada em Aveiro devido a despiste de camião de animais - TVI

A1 cortada em Aveiro devido a despiste de camião de animais

Foi reaberta uma via nos dois sentidos mas ainda não há previsão para a reabertura total

[última atualização às 13:17]

A autoestrada do Norte continua parcialmente cortada junto ao nó de Albergaria, Aveiro, devido ao despiste de um pesado de transporte de animais vivos. Não há ainda previsão para a reabertura total.

O acidente, que causou um ferido ligeiro, ocorreu à 01:45 no sentido Norte/Sul ao quilómetro 290,8 e cortou o trânsito durante sete horas.

A circulação foi retomada às 08:30 apenas numa via, mas em ambos os sentidos, segundo a GNR de Santa Maria da Feira.

«Ainda não conseguimos reabrir a A1 na totalidade porque estamos à espera de um veterinário para que se possa proceder à remoção dos animais mortos espalhados na via», explicou, então, a mesma fonte, esclarecendo que para este tipo de serviços existe um veterinário por distrito e o que deveria deslocar-se ao local encontra-se de baixa médica.

Por isso, adiantou a GNR, as autoridades responsáveis estavam a tentar encontrar um veterinário de outro distrito que possa deslocar-se ao local.

«No que diz respeito aos animais vivos, a empresa transportadora, que é espanhola, já está a resgatar os animais que sobreviveram ao acidente», contou.

No local também já estão um veterinário e as autoridades sanitárias para procederem à remoção dos animais mortos da via e também para avaliar as condições de saúde e a dimensão dos ferimentos dos porcos que sobreviveram.

A mesma fonte destacou que a função da GNR está a ser a de controlar as implicações que o acidente está a ter no trânsito e estimou que a situação só esteja completamente restabelecida «depois do almoço».
Continue a ler esta notícia