Espanha: vítimas eram emigrantes - TVI

Espanha: vítimas eram emigrantes

  • Portugal Diário
  • Ricardo Chega, enviado da agência Lusa a Lérida
  • 8 dez 2007, 15:05

Vinham a Portugal de férias. Há três mortos e quatro feridos graves

Os portugueses que seguiam no autocarro que hoje se despistou em Lérida são residentes em La Seu d Urgell, Catalunha, e vinham de férias a Portugal, aproveitando o fim-de-semana comprido que se vive em Espanha.



O acidente ocorreu sexta-feira à noite ao quilómetro 33 da estrada C-13, quando por causas ainda desconhecidas o veículo se despistou e caiu da ponte em La Sentiu de Sio, Lérida (Lleida em catalão), acabando por capotar numa ribanceira.



Três pessoas morreram e 13 ficaram feridas, quatro das quais ainda se encontram em estado grave ou muito grave.



Dois dos mortos, uma mulher e um homem, faleceram no local do acidente, enquanto o terceiro, o condutor do autocarro, de 62 anos, morreu já no hospital.



Uma mulher de 50 anos e um rapaz de 18 encontram-se em estado muito grave, enquanto uma mulher de 33 e um homem de 24 apresentam um prognóstico grave, estando os restantes com prognóstico reservado ou ligeiro.



O director-adjunto das urgências do Hospital Arnau de Vilanova, em Lérida, onde ainda se encontram sete feridos, disse à Lusa que no grupo de portugueses que seguia no autocarro havia famílias de emigrantes residentes em La Seu d Urgell que viajavam para passar uns dias de férias em Portugal.



Quinta-feira passada foi feriado em Espanha e, devido ao feriado de hoje, que também se comemora em Espanha, muitos espanhóis terão prolongado o fim-de-semana, nalguns casos incluindo a segunda-feira.



De acordo com o director-adjunto das urgências, Pedro Valdrés, entre os feridos há dois internados na unidade de cuidados intensivos, que se encontram em estado muito grave, três no serviço de Traumatologia e dois em Cirurgia.



Seis pessoas já tiveram alta e estão a ser ouvidas pela polícia, confirmou a Lusa junto de fonte policial.



O acidente ocorreu no mesmo local onde há dois anos se registou um outro desastre com um autocarro que transportava idosos.



O autarca local já alertou as autoridades para a necessidade de verificar o estado da estrada, dado que este ano se registaram no local outros acidentes, com feridos graves.



Fonte do hospital disse à Lusa que o autocarro acidentado tinha como destino as cidades do Porto, Amarante e Chaves.



As autoridades consulares portuguesas estão a acompanhar a situação e as famílias já foram informadas do acidente, disse fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Continue a ler esta notícia