Barco afunda-se em Pedrógão, há um desaparecido - TVI

Barco afunda-se em Pedrógão, há um desaparecido

Buscas

Duas pessoas foram salvas por uma embarcação que se encontrava na zona. Buscas retomadas esta quinta-feira

ACTUALIZADA ÀS 22h58

Uma embarcação de recreio afundou-se, esta quarta-feira, junto à costa de Pedrógão, no concelho de Leiria, disse o porta-voz da Marinha ao tvi24.pt. As buscas foram, entretanto, suspensas e serão retomadas na quinta-feira de manhã.

Dos três tripulantes que iam a bordo, dois foram imediatamente salvos por uma embarcação que passava na mesma zona. Um continua desaparecido. Trata-se de um português e é o proprietário da embarcação, registada na Figueira da Foz, disse à Lusa o comandante do porto da Figueira da Foz, Malaquias Domingues.

«Temos informação que o desaparecido não vestia colete salva-vidas. As buscas vão continuar até ao pôr-do-sol, porque hoje é que há maior probabilidade de o encontrarmos», explicou o comandante João Barbosa.

Os outros dois passageiros do barco, que media cerca de seis metros, foram «evacuados rapidamente», sendo que «um deles sofria de problemas cardíacos». O homem com cerca de 70 anos e outro na casa dos 55 foram assistidos pelo INEM e encontram-se bem de saúde.

«As condições meteorológicas estavam boas, por isso ainda não sabemos o que causou o acidente. Os dois homens que foram salvos disseram que a embarcação afundou rapidamente», referiu.

Os sobreviventes contaram que o iate de recreio, habitualmente utilizado na pesca lúdica, começou a meter água pelas 15h00, hora a que foi registado o pedido de socorro.

« Foram buscar os coletes salva-vidas à cabina e saltaram para a água. O barco começou a afundar pela popa [a parte traseira] e desapareceu rapidamente», afirmou Malaquias Domingues.

Na operação de busca e salvamento estão a Polícia Marítima, o Instituto de Socorros a Náufragos e a Autoridade Marítima local, assim como um helicóptero da Força Aérea.
Continue a ler esta notícia