Segurança Social encerra lar ilegal - TVI

Segurança Social encerra lar ilegal

Idoso

Além da ilegalidade há suspeitas de exercer alegados maus tratos sobre os utentes

Relacionados
Um lar de idosos foi encerrado na quarta-feira pela Segurança Social na freguesia de Santana da Carnota, Alenquer, por estar em situação de ilegalidade e exercer alegados maus tratos sobre os utentes, informou esta quinta-feira este instituto, escreve a Lusa.

O encerramento compulsivo do lar ilegal foi decidido pela Segurança Social, após ter recebido uma denúncia, sustentada em fotografias, que «evidenciaram a degradação significativa do estabelecimento» desde a última inspecção realizada à instituição pelos serviços, revelou em nota de imprensa o Instituto de Segurança Social.

Na visita ao estabelecimento, a Segurança Social constatou tratar-se de um lar ilegal que «não assegurava as condições necessárias à resposta de lar», tendo decidido pelo encerramento imediato «uma vez que estava a ser posta em causa a integridade física e psicológica dos utentes».

O lar possuía 14 idosos, dos quais três foram levados pelos familiares, um reencaminhado para o Hospital de Vila Franca de Xira e os restantes dez transportados pelos bombeiros para locais de acolhimento indicados pela Segurança Social.

Este instituto adiantou que a proprietária do lar ilegal foi multada em 3.500 euros, por ser reincidente, e proibida de exercer a actividade.

O caso foi remetido para o Ministério Público para eventual abertura de processo-crime, tendo em conta os indícios de maus tratos sobre os idosos.

Na operação de encerramento compulsivo, os técnicos da Segurança Social foram auxiliados pelas forças policiais, protecção civil e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que asseguraram a presença de psicólogos e de ambulâncias necessárias ao transporte dos idosos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados