Açores «preparados» para escolaridade obrigatória até 12.º ano - TVI

Açores «preparados» para escolaridade obrigatória até 12.º ano

Primeiro dia de aulas

Alargamento vai entrar em vigor no próximo ano lectivo

A secretária regional da Educação, Cláudia Cardoso, assegurou esta segunda-feira que os Açores «têm capacidade» para implementar o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12º ano, que entrará em vigor a partir de Setembro.

«Em termos infra-estruturais, temos capacidade comprovada para esse alargamento, mas é também preciso que as escolas consigam articular entre si a oferta dos seus cursos, ou seja, evitar que haja duplicação de oferta e tentar especializar as escolas em determinadas áreas», afirmou Cláudia Cardoso em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, citada pela agência Lusa.

Cláudia Cardoso, que falava à margem de uma reunião com os conselhos executivos das três escolas secundárias de Ponta Delgada, salientou que esta foi uma das questões que esteve em análise no encontro, defendendo que as escolas deverão cingir-se a determinadas áreas formativas para que «os alunos se possam canalizar em função da área que lhes for mais apetecível».

No caso das secundárias de Ponta Delgada, segundo a secretária regional, todas disponibilizarão «as áreas gerais, ou seja, os cursos de Ciências e Humanidades, Ciências e Tecnologias», mas, nas áreas mais específicas, como Artes Visuais ou Ciências Socioeconómicas, só uma das escolas terá essa oferta, «atendendo a que são áreas que têm menos procura».

«Se duas ou três escolas oferecerem cursos menos procurados haverá turmas com um número reduzido de alunos, mas se apenas uma escola os oferecer podemos concentrar esses alunos com ganhos para a escola e para os alunos», frisou.

Cláudia Cardoso assegurou que «houve um entendimento» entre os conselhos executivos das secundárias de Ponta Delgada, salientando que «esta é uma situação inevitável e consiste na melhor solução a seguir».

No que toca a capacidade de infra-estruturas, docentes e funcionários, Cláudia Cardoso assegura que existem condições e recursos suficientes para o alargamento do ensino obrigatório ao 12º ano.

Para a secretária regional, os Açores dispõe de um número de salas de aula «mais do que suficiente» para absorver os alunos que vão frequentar o 12.º ano, o mesmo acontecendo ao nível do pessoal docente, ainda que tenha admitido a possibilidade de serem necessários mais professores «em uma ou outra área específica».
Continue a ler esta notícia