Árvores inauguram Dia Mundial da Floresta - TVI

Árvores inauguram Dia Mundial da Floresta

  • Portugal Diário
  • 20 mar 2007, 12:17

Alunos de Oeiras e Alentejo vão contribuir para preservação da natureza

Relacionados
A plantação de árvores, a oferta de arbustos a escolas e uma homenagem a vinte poetas portugueses marcam quarta-feira a celebração dos dias mundiais da Floresta e da Poesia no concelho de Oeiras, noticia a agência Lusa.

Às 10h30, 85 alunos da Escola EB1 Anselmo de Oliveira, em Paço de Arcos, vão plantar a árvore número 4 mil do Plano Municipal de Arborização, seguindo-se a declamação de poemas alusivos ao tema da floresta, segundo o programa divulgado pela Câmara Municipal de Oeiras.

Ainda durante a manhã, serão plantadas, com a participação de moradores, quatro árvores e cinco lodãos nos bairros Encosta da Portela, Carnaxide, e Ribeira da Laje, Porto Salvo, e serão inaugurados vários espaços verdes requalificados no Bairro do Bugio.

O Parque dos Poetas recebe, às 21:00, a «Bibliofesta», uma sessão dedicada a 20 nomes do panorama poético português do século XX.

Na quinta-feira, Dia Mundial da Água, será inaugurado um posto de aproveitamento de água subterrânea das oficinas municipais, destinado ao abastecimento dos tanques que lavam as ruas do concelho e à lavagem da frota municipal.

Reduzir o volume de água de abastecimento público para fins «menos nobres» como a lavagem de ruas e de contentores é o objectivo da medida, integrada no Plano Estratégico da Água do município.

Mil árvores a plantar em Mértola

Também no âmbito do Dia Mundial da Árvore, os alunos das escolas de Mértola, Beja, vão plantar esta semana mil árvores no concelho para contribuir para uma campanha das Nações Unidas, que desafia a população mundial a plantar mil milhões de árvores este ano.

Promovida pela Câmara de Mértola, as plantações de árvores, como pinheiros, sobreiros e azinheiros, vão começar na quarta-feira e prolongar-se até ao final da semana.

O vereador do município, Jorge Rosa, explicou esta terça-feira à Lusa que as árvores vão ser plantadas em vários locais das nove freguesias do concelho pelas mãos dos alunos dos jardins-de-infância e das escolas do primeiro ciclo do ensino básico.

Neste sentido, o vereador salientou que a plantação das mil árvores será o contributo do município de Mértola para a campanha do Programa das Nações Unidas para o Ambiente «Mil milhões de árvores para o planeta», que pretende promover a plantação do mesmo número de árvores em todo o mundo, durante este ano.

As mil árvores que a autarquia de Mértola promete plantar esta semana vão juntar-se aos compromissos de outras autarquias, como Mirandela, Caminha, Baião, Montijo, Évora, Mangualde, Trofa, Viseu ou Gouveia, para engrossar as 1.749 árvores declaradas como já plantadas em Portugal, inseridas na campanha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados