Alcochete: aeroporto preocupa ambientalistas - TVI

Alcochete: aeroporto preocupa ambientalistas

  • Portugal Diário
  • 11 jan 2008, 17:28

Sociedade das Aves considera «extremamente preocupante» localização escolhida

A Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves (SPEA) considera «extremamente preocupante» do ponto de vista ambiental, da conservação da natureza e da biodiversidade a decisão do Governo de construir o novo aeroporto de Lisboa em Alcochete, noticia a agência Lusa.

«Com a construção do aeroporto naquele local cresce a pressão sobre o Estuário do Tejo, uma das zonas húmidas e áreas protegidas mais importantes da Europa», afirmou à agência Lusa Domingos Leitão, coordenador do programa rural da da SPEA.

A SPEA considera que aquele projecto cria um «novo conflito» entre o desenvolvimento económico e o ambiente, e «exige» à administração a realização de um Estudo de Impacte Ambiental rigoroso, tendo em consideração as infra-estruturas aeroportuárias actuais e futuras, e a nova localização das actuais instalações militares do Campo de Tiro de Alcochete e no Aeródromo do Montijo.

Governo anunciou decisão quinta-feira

«O processo do novo aeroporto de Lisboa é um assunto complexo do ponto de vista ambiental, sendo certo que não se encontrará nenhuma solução que não acarrete grandes impactes sobre a área escolhida para a sua implantação», acrescentou.

A SPEA reconhece que os impactes de toda a infra-estrutura aeroportuária vão ser muito grandes, acarretando a destruição dos habitats existentes, da flora e da fauna.

Estes impactes negativos, acrescenta, vão ser extensíveis aos sistemas geológicos e hidrológicos, aumentado os níveis de poluição do solo, da água e do ar, com consequências nefastas para a saúde humana.

A SPEA lembra que o próprio estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que esteve na base da decisão do Governo, reconhece que no campo de tiro de Alcochete são particularmente relevantes os impactes potenciais sobre as aves aquáticas, uma vez que para estas o Estuário do Tejo assume uma importância muito elevada para a conservação da biodiversidade à escala europeia.

Decisão final só depois de estudos

A SPEA considera que a decisão final sobre a localização do aeroporto «só deverá ser tornada definitiva» depois de realizados todos os estudos necessários nas áreas em que a opção por Alcochete é deficitária, nomeadamente nas áreas da Sustentabilidade Ambiental, da Conservação da Natureza, da Biodiversidade e do ordenamento do Território.

A sociedade considera ainda «essencial» para a legalidade do processo de construção do novo aeroporto que o Estudo de Impacte Ambiental incida sobre todas as infra-estruturas aeroportuárias actualmente planeadas e sobre aquelas que se construirão em cenários de ampliação das instalações e também sobre a nova localização das actuais instalações militares do Campo de Tiro de Alcochete e no Aeródromo do Montijo.
Continue a ler esta notícia