Interior pode ficar com água mais barata - TVI

Interior pode ficar com água mais barata

Água

Ministra do Ambiente garante que haverá «algo mais concreto» brevemente

A ministra do Ambiente disse esta quarta-feira que está a ser estudada uma forma de ajudar os municípios do interior que pagam a água mais cara, garantindo que, «a curto prazo», anunciará «algo mais concreto».

Dulce Pássaro, que assistiu à entrega de uma embarcação para combate à pesca ilegal no rio Tejo, afirmou que, com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, está a ser procurada a criação de condições para que «haja um esforço de solidariedade» para com os municípios do interior do país.

Por outro lado, o próprio Governo está igualmente a «equacionar a possibilidade de contribuir para, conjuntamente com os municípios do Litoral, aliviar o esforço dos municípios do interior, num quadro de eficiência e de incentivo à melhoria da prestação destes serviços», afirmou.

Sublinhando que o assunto «está a ser trabalhado», a ministra não entrou em pormenores.

O grupo Águas de Portugal afirmou há um mês à Lusa que a dívida das autarquias voltou a crescer em 2010 e considerou que os municípios terão de aumentar as tarifas para assegurarem a sustentabilidade dos serviços de água e de saneamento.

O jornal i avança na sua edição desta quarta-feira que o primeiro-ministro assegurou aos autarcas do norte do país que as câmaras vão pagar menos à Águas de Portugal pelo acesso à água em alta - saneamento e tratamento de águas residuais.

Segundo o jornal, a ideia é alargar para o dobro a amortização dos investimentos nas infra-estruturas de forma a reduzir a factura mensal que as autarquias pagam à Águas de Portugal.
Continue a ler esta notícia