Dez conselhos para recuperar a linha - TVI

Dez conselhos para recuperar a linha

Quer entrar em 2007 com o pé direito e em boa forma? Siga as nossas dicas

O Natal já passou, mas os quilinhos a mais deixados pelos petiscos da quadra, não. Fiéis à tradição, preparámos assados, cozidos, fritos e doces, e agora desesperamos para nos vermos livres deles. O PortugalDiário falou com um especialista e mostra-lhe o que pode fazer para emendar os «deslizes natalícios».

Aumentar a actividade física

Para o presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Nuno Nunes, o aumento da actividade física «é essencial» para recuperar a linha depois do Natal. Pode juntar o útil ao agradável fazendo uma limpeza em grande escala. As actividades do dia-a-dia como lavar a loiça, limpar o pó, ou até pôr a mesa ajudam a queimar calorias.

Se tiver tempo e disponibilidade, pode inscrever-se num ginásio e praticar a sua modalidade favorita. No entanto, há um conjunto de pequenas coisas que pode fazer no seu dia-a-dia, e que ajudam a recuperar a forma.

A televisão deve ser vista com moderação e o comando da televisão deve ser esquecido. «É mau passar muitas horas a ver televisão, na mesma posição. Quem usa comando de televisão, deve livrar-se dele, para que se mexa de cada vez que tem que mudar de canal», explica o especialista.

Andar, segundo Nuno Nunes, é uma «medida essencial», para ajudar a combater o peso a mais. Ao subirmos as escadas a pé, em vez de usarmos o elevador, estamos a exercitar as coxas e nádegas. Outra forma de fazer exercício físico é « estacionar o carro longe do local de trabalho e fazer o resto do caminho a pé», o que também vai ajudar a queimar algumas calorias. «Deve criar-se o hábito de andar a pé pelo menos uma hora por dia», afirma.



Fazer uma alimentação cuidada

O exercício físico já ajuda a perder algum peso, mas uma dieta equilibrada também é extremamente importante. A sopa, por exemplo, é um óptimo alimento, pois «tem baixo valor calórico, sacia o apetite e põe o sistema digestivo a funcionar». Se comermos um prato de sopa a cada refeição, já não comemos tanto, pois o estômago fica cheio mais depressa, e estamos a ingerir nutrientes que são extremamente benéficos para o organismo», explica o PortalAlimentar.

E para que não ceda à tentação de comer alguns dos petiscos que sobraram da quadra natalícia, Nuno Nunes aconselha que se livre deles. « É proibido ficar com os restos do Natal. Distribuam-nos pela família, pelos seus amigos, dê-os aos animais de estimação, mas não os comam», diz.

Se é daqueles que se esquece facilmente dos bons hábitos alimentares, imprima a nova roda dos alimentos e «cole-a no frigorífico». Já não vai ser fácil descuidar os hábitos alimentares.

Agua, fonte de vida

O corpo humano é constituído por cerca de 70 por cento de água, assim, é essencial beber muitos líquidos. «A água deve ser bebida simples, sem açúcar, «de manhã e a meio da tarde».

Outra hipótese é beber infusões de ervas, mas estas também têm que ser bebidas simples, ou então com adoçante adicionado», afirma o especialista.
Continue a ler esta notícia