Madeira: 19 toneladas de fogo para receber 2012 - TVI

Madeira: 19 toneladas de fogo para receber 2012

Iluminação de Natal na Madeira

Governo Regional investiu este ano 3,5 milhões de euros no programa das Festas de Natal e Ano Novo

O espectáculo pirotécnico da passagem de ano da ilha da Madeira, subordinado ao tema «Um povo, uma cultura, uma região», vai envolver 19.000 quilogramas de material pirotécnico, 38.436 disparos, 736.746 euros de investimento e 426 pessoas na organização.

O maior cartaz turístico da Região Autónoma da Madeira terá em cada um dos oito minutos de duração do espectáculo 2.375 quilogramas de fogo; 4.805 disparos e 92.094 euros de custo, abrangendo o leque de todos os artigos pirotécnicos.

Este ano o maior cartaz turístico madeirense é da responsabilidade do consórcio Pyrofel/HC e Filhos, empresas sediadas em Marco de Canavezes e em Leiria, respectivamente.

Segundo o administrador da HC e Filhos, Marco Costa, o espectáculo terá oito minutos de duração, disporá de 39 postos de fogo (25 no anfiteatro da cidade do Funchal, oito na orla marítima e seis em embarcações distribuídas pela baía da capital madeirense) e consistirá em 38.436 disparos.

Além disso, envolve 25 atrelados, duas gruas e 33 contentores «open-top».

«Será um espectáculo bastante intenso, com coreografias inovadoras, muito acústico, com uma conjugação de todas as cores, multicolor, mas todo ele harmonioso e coerente, aproveitando o cenário do anfiteatro, orla marítima e o mar», explicou o responsável à Lusa.

«Esperamos que os madeirenses e visitantes apreciem e desfrutem do espectáculo», disse.

O consórcio é também o responsável pelo espectáculo na ilha do Porto Santo, que terá também a duração de oito minutos, a partir de um posto colocado na Portela.

Os espectáculos representam um investimento da Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes de 736.746 euros sem IVA.

A taxa de ocupação hoteleira neste fim de ano na Madeira varia entre os 65 e os 70%, sendo inferior a anos anteriores devido, sobretudo, à «falta de dinheiro» dos portugueses. Os números foram referidos à Lusa pela secretária regional do Turismo, Conceição Estudante.

O Governo Regional investiu este ano 3,5 milhões de euros no programa das Festas de Natal e Ano Novo, tendo a governante madeirense salientado que o montante «representou uma poupança de 33% relativamente ao valor final de 2010, devido às reduções nos contratos para a iluminação e fogo-de-artifício».
Continue a ler esta notícia