Professores mais unidos para manifestação - TVI

Professores mais unidos para manifestação

Manif de professores (foto enviada por João Pedro Gaspar)

Associação Nacional dos Professores anunciou a sua participação na manifestação de dia 8

Relacionados
A Associação Nacional de Professores (ANP) anunciou esta terça-feira a sua participação na manifestação nacional de docentes agendada para o próximo sábado pelos sindicatos, justificando o apoio com a necessidade de congregar a classe em torno da defesa da profissão, noticia a agência Lusa.

«É a segunda vez, desde a sua criação há 23 anos, que a ANP decide associar-se a uma acção de protesto de iniciativa sindical, por considerar que nunca como hoje estiveram simultaneamente em causa a distinção e honorabilidade da profissão docente e a qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos», afirma a ANP em comunicado.

A manifestação de sábado, em Lisboa, foi convocada pela Plataforma Sindical para contestar as políticas educativas da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e, em concreto, o processo de avaliação de desempenho, o novo regime de gestão das escolas, o concurso de colocação de professores e o Estatuto da Carreira Docente, entre outras matérias.

Manif: sindicatos esperam pelo menos 50 mil professores

A ANP afirma-se «seriamente preocupada com o risco eminente de implosão das escolas, por força das tensões que têm vindo a avolumar-se no seu interior», realçando que «não é mais sustentável a adopção, pelo Ministério da Educação (ME), de políticas e atitudes tão fortemente penalizadoras para os docentes, para as escolas e para as aprendizagens dos alunos».

«Julgamos chegado o momento de levar o ME a reconhecer que a desvalorização da profissão docente não é o caminho a uma melhoria da Educação, como aliás o Parlamento Europeu recentemente reconheceu e enfatizou», acrescenta a associação.

A Plataforma Sindical de Professores espera pelo menos 50 mil docentes na manifestação de sábado, pelo que confirmou esta terça-feira a alteração do local do protesto: o plenário realiza-se agora na Alameda da Cidade Universitária, às 15 h, seguindo os professores depois em manifestação até aos Restauradores.

A última manifestação de professores realizou-se em Lisboa a 8 de Março, reunindo cerca de 100 mil pessoas. Foi a primeira vez que a ANP participou num protesto marcado por sindicatos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados