Época balnear arranca hoje: saiba onde ficam as melhores praias - TVI

Época balnear arranca hoje: saiba onde ficam as melhores praias

Praia do Carvalho - Risco de queda de arribas (LUÍS FORRA)

Há 290 zonas balneares com qualidade de «ouro»

Relacionados
A época balnear arranca oficialmente nesta sexta-feira em quase todo o país. Um dia que será assinalado em vários locais, inclusive nos Açores, onde se vai realizar o primeiro hastear da Bandeira Azul do ano.

Depois de os concelhos de Cascais e Oeiras e de alguns areais da região do Algarve terem antecipado a abertura das praias ao verão há um mês, o momento alarga-se agora a outras 62 praias do país.

A Direção-Geral da Autoridade Marítima e o Instituto de Socorros a Náufragos vão abrir a época balnear na Póvoa de Varzim e a Associação Bandeira Azul vai hastear o primeiro galardão do ano na praia da zona balnear da Caloura, no concelho da Lagoa, nos Açores.

A época balnear começa hoje nas praias de Alcobaça, Almada, Nazaré, Peniche e Sintra (Lisboa e Vale do Tejo), Grândola, Sesimbra, Setúbal e Sines (enquadradas pela Bandeira Azul no grupo Alentejo), Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Loulé, Olhão, Portimão, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António (Algarve).

As restantes praias marítimas e fluviais do país abrem a época balnear entre 15 de junho e 2 de julho.

290 áreas balneares de ouro

Apenas seis das 526 áreas balneares existentes em Portugal têm água com qualidade «má», enquanto 290 são consideradas de «ouro», de acordo com um relatório da Quercus.

Das seis praias, quatro são interiores (Fragas de São Simão, em Figueiró dos Vinhos; Pontilhão da Valeta, em Arcos de Valdevez; Quintas, em Mirandela; e Burgães - Rio Caima, em Vale de Cambra) e duas costeiras (São Roque, em Machico, Madeira; e Castelo do Queijo, no Porto).

O relatório aponta, no entanto, que em relação à época balnear anterior, «houve um decréscimo significativo de praias com qualidade excelente, passando-se de 95% para 85% no caso das praias costeiras ou de transição, e de 75% para 54% no que respeita às águas interiores».

Mas do total de zonas balneares existentes em Portugal, 290 foram classificadas com a qualidade de ouro, mais quatro do que 2011.

Para receber esta classificação, as praias têm de obedecer a três critérios: «qualidade da água boa nas três épocas balneares entre os anos de 2007 e 2009; qualidade da água excelente nas duas últimas épocas balneares de 2010 e 2011; e todas as análises realizadas na última época balnear (de 2011) excelentes».

O concelho do país com maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira (Algarve), com 18, seguindo-se Almada (Setúbal) e Vila Nova de Gaia (Porto), ambas com 15. Vila do Bispo (Algarve), com 12, Torres Vedras (Lisboa), com 11, e Grândola (Setúbal), com 10, também estão em destaque.

O concelho com maior número de praias interiores com qualidade de ouro é Pampilhosa da Serra (Coimbra), com duas praias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados