Cartão do cidadão: 50 mil já foram entregues - TVI

Cartão do cidadão: 50 mil já foram entregues

Exemplo da face do novo Cartão do Cidadão

Portugueses aderem ao novo documento, que reúne cinco cartões num só. «A carteira fica mais leve»

Relacionados
Um ano e dois meses depois de criado, já foram entregues mais de 50 mil cartões do cidadão, disse esta sexta-feira à Agência Lusa fonte governamental, que considera a iniciativa «um sucesso» apesar das queixas nalguns locais.

Nalgumas conservatórias do Registo Civil, chega a ser necessário passar várias horas em filas para pedir o cartão e às vezes um dia pode nem chegar, segundo verificou a Agência Lusa.

Uma situação que a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa justifica com a complexidade do pedido (que junta cinco cartões num só) e uma elevada afluência de cidadãos.

«Mesmo sem terem perdido os documentos ou sem que tenham expirado» querem ter a carteira «mais leve», refere, em resposta a esclarecimentos solicitados pela Lusa.

«Já foram ultrapassados os 50.000 cartões entregues», acrescenta, no que classifica como «uma procura anormal».

O cartão do cidadão reúne num só documento o Bilhete de Identidade e os cartões de Contribuinte, Eleitor, da Segurança Social e Serviço Nacional de Saúde. Além disso, possui autenticação electrónica.

Pedi-lo é um processo «complexo» e «são inevitáveis picos de procura a que temos acorrido prontamente com reforço dos meios», acrescenta aquela Secretaria de Estado, admitindo que cada posto de atendimento não possa atender «mais que duas a três pessoas por hora».

Cartão do Cidadão chega ao Porto em Maio

Cartão de Eleitor vai acabar

Na Covilhã, por exemplo, a situação levou à instalação de um segundo posto, na última semana, mas a situação não melhorou.

Na sexta-feira em que a segunda máquina começou a funcionar, Ana Maria Vale tirou senha às 10:00 e às 14:30 ainda tinha quatro ou cinco pessoas à frente. «Mudei de residência e preciso de mandar uns papéis para França, por isso tenho que pedir o cartão».

Atrás de si, Carla Nunes veio de uma aldeia nos arredores até à cidade porque tem o bilhete de identidade prestes a caducar. A jovem pediu dispensa de meio dia no emprego e chegou depois das 12:00, mas teve de regressar na segunda-feira para o processo ser concluído.

Problemas no sistema

No Fundão, Cláudia Diogo deslocou-se em quatro dias diferentes à Conservatória do Registo Civil. No primeiro deparou-se com a demora, noutro «disseram que não havia sistema», à terceira tentou obter uma das «16 senhas distribuídas logo de manhã», mas só à quarta vez conseguiu concluir o pedido.

Outros utentes relatam esperas em filas superiores a duas horas no mesmo serviço, na Guarda.

São comuns aos três locais queixas de utentes (e nalguns casos de funcionários) sobre falhas do sistema informático, que alegadamente atrasam o processo.

No entanto, «salvaguardando eventuais problemas de comunicações localizados nalgum balcão, como a quebra de um cabo, não se conhecem indisponibilidades no mesmo», garante a Secretaria de Estado.

O Cartão do Cidadão está disponível em todas as conservatórias/Lojas do Cidadão dos distritos/ilhas dos Açores, Portalegre, Évora, Bragança, Beja, Vila Real, Castelo Branco, Guarda, Santarém e Viseu, mas novos locais estão a ser adicionados à lista.

Segundo anunciou o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, no final de Fevereiro, o Cartão do Cidadão ficará disponível em todo o país até Julho. O objectivo do Governo é atingir 75 por cento da população portuguesa em 2009 e a totalidade em 2013.
Continue a ler esta notícia

Relacionados