Lisboa: polícia apreendeu mais um pitbull - TVI

Lisboa: polícia apreendeu mais um pitbull

Pitbull (foto de arquivo)

Cão estava sem açaime, não possuía licença, registo nem seguro

A Brigada Especial de Fiscalização Animal (BEFA) da Polícia Municipal de Lisboa apreendeu um cão da raça pitbull, considerada por lei como perigosa, disse à agência Lusa fonte daquela força de segurança.

O animal foi apreendido por aquela Brigada, na zona dos Olivais, em virtude do Pitbull «andar na rua sem açaime», obrigatório para este tipo de cão, explicou a mesma fonte.

O dono do cão também «não possuía licença, registo e seguro», documentos considerados obrigatórios por lei, sendo o canídeo entregue ao cuidado dos serviços da Câmara Municipal de Lisboa.

Pitbull espancado por funcionários de canil

Pitbull ataca jovem no Cacém

Até ao momento, a Brigada Especial de Fiscalização Animal já procedeu à apreensão de oito cães de raças consideradas perigosas, alguns por não terem documentos, outros foram apanhados na via pública à solta. Neste caso, «incluem-se animais das raças Pitbull e Dobreman», explicou o comando da polícia.

A Associação Pitbull Oeste vai promover um almoço, este domingo, para angariar verbas para financiar uma acção popular para travar o despacho que proíbe a importação, reprodução e criação de cães de raças consideradas perigosas.

«Contamos em breve dar entrada nos tribunais com a acção popular contra o despacho», afirmou Edgar Loreti, dirigente da associação, garantindo que vão «fazer tudo» para travar este despacho.

O lucro do almoço, que irá ter lugar na Quinta da Galeana, na Lourinhã, irá reverter para as despesas de tribunal «que são muito elevadas e a associação não tem fundos para avançar com a acção», explicou.

Com a nova legislação, o processo de registo da raça terá que passar por «testes de carácter e sensibilidade dos cães», bem como «o registo completo dos seus donos», tentando sempre actualizar os dados, e «os cães que não passarem nos testes terão que ser esterilizados», explicou Edgar Loreti.

HB
Continue a ler esta notícia