Duas mil viaturas abandonadas vão ser removidas - TVI

Duas mil viaturas abandonadas vão ser removidas

  • Portugal Diário
  • 10 abr 2008, 09:28
Carros abatidos

Polícia consegue libertar 11.780 metros quadrados de lugares para estacionamento

A Polícia Municipal de Lisboa vai remover 1.964 viaturas abandonadas nas ruas da capital, o que liberta mais de 11.780 metros quadrados de lugares para estacionamento, revelou à agência Lusa o comandante da força, André Gomes.

A Polícia Municipal (PM) enviou no início do mês de Março uma carta aos presidentes de todas as juntas de freguesia de Lisboa, a solicitar às autoridades locais para que identificassem veículos abandonados na via pública.

Após o levantamento pelas juntas de freguesia e passarem a informação à PM foram identificados 1.964 casos de viaturas abandonadas que «serão removidas a curto prazo e após notificação aos proprietários», afirmou André Gomes.

Desde o inicio de 2008, a PM já removeu 665 automóveis da via pública, dos quais, apenas 43 foram reclamados pelos proprietário, o que resulta em 622 à guarda da PM e depositadas no Parque do Vale do Forno, em Lisboa.

Caso os «proprietários pretendam ver-se livres das viaturas velhas», basta entrarem em contacto com a polícia municipal para esta proceder à sua remoção «sem qualquer encargo para o proprietário, desde que façam a doação do bem à Câmara Municipal de Lisboa», disse o comandante André Gomes.

Os casos detectados podem ser comunicados ao Comando da Polícia Municipal de Lisboa por carta (Rua Cardeal Saraiva - 1070-045 Lisboa), telefone (217 225 200) ou e-mail (pm@cm-lisboa.pt), «sendo que a prioridade é a remoção do carro e depois tratar dos procedimentos, cumprindo sempre toda a legalidade processual», disse o responsável daquela força.

As viaturas consideradas abandonadas pelas autoridades serão publicadas em Edital público com a matrícula e dados do proprietário, o dono do bem será notificado primeiro por carta registada e caso não responda por comunicação simples, via correio o que dará 45 dias para o titular responder ou resolver a situação.

Com a remoção das viaturas «serão devolvidos novos espaços para estacionamento aos munícipes, além da preocupação ambiental camarária que requalifica uma área ocupada de forma ilegal por um mono a apodrecer na via pública», concluiu o comandante da PM.
Continue a ler esta notícia