Mãe de Esmeralda deixou três filhos no Brasil - TVI

Mãe de Esmeralda deixou três filhos no Brasil

Revelação feita em Tribunal pela irmã de Aidida Porto põe em causa as pretensões pelo poder paternal e pela guarda da menor

Aidida Porto, mãe de Esmeralda Porto, tem três filhos no Brasil que estão à guarda dos respectivos pais. Pelo menos assim o confirmou esta sexta-feira, em Tribunal, a irmã de Aidida Porto. Karina Porto Alves depôs no âmbito do processo interposto por Aidida Porto no Tribunal de Torres Novas em que requer o poder paternal e a guarda da menor, noticia a Lusa.

O caso de Esmeralda Porto gerou acesa discussão na sociedade portuguesa. A menor foi objecto de uma disputa judicial entre o casal Luís Gomes e Adelina Lagarto, que a criou durante seis anos, e o pai biológico, Baltazar Nunes.



A criança acabou por ser entregue à guarda do pai em Dezembro de 2008. A decisão foi confirmada pelo tribunal em Março de 2009, mas a mãe biológica de Esmeralda não se conforma.

Aidida Porto alega agora possuir as condições económicas e a estabilidade familiar para poder acolher a criança. Só que as pretensões da mãe de Esmeralda parecem agora mais difíceis.

Esta sexta-feira, questionada em tribunal por José Luís Martins, advogado de Baltazar Nunes, Karina Porto Alves disse desconhecer o que a irmã tem feito para cuidar e acompanhar os três filhos que tem no Brasil.

O advogado de Aidida Porto, Pedro Rocha Santos, chamou Karina a depor sobre as circunstâncias em que conheceu Baltazar Nunes na altura em que este manteve um relacionamento «de duas semanas» com a irmã, quando ambas residiam numa casa na Sertã.

O depoimento de Karina Alves aconteceu já ao final da tarde, tendo em conta que se deslocou de propósito de Londres. A irmã de Aidida Porto e o responsável pelo Refúgio Amboim Ascensão, Luís Vilas-Boas, foram as duas únicas testemunhas a depor nesta primeira sessão.
Continue a ler esta notícia