Papa: bispos agradecem mobilização dos portugueses - TVI

Papa: bispos agradecem mobilização dos portugueses

Papa Bento XVI visita Portugal (Lusa)

CEP satisfeita com a visita de Bento XVI a Portugal

Relacionados
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou «gratidão ao povo português por ter correspondido de modo notável à mobilização» em torno da visita que o Papa Bento XVI fez na semana passada a Portugal.

Numa mensagem divulgada esta quarta-feira e citada pela Lusa, o Conselho Permanente do episcopado agradece também «às entidades públicas que souberam cumprir de modo exemplar o seu serviço para o bem da grande maioria dos cidadãos e honrar o bom nome do país».

«Uma corrente de profunda e simples humanidade percorreu distâncias e aproximou tantas pessoas, irmanadas na busca de sabedoria e na procura de serenidade para as enormes apreensões do futuro», lê-se na nota.

Os bispos consideram ainda que «a experiência de irradiante afecto que espontaneamente se criou, sem visar atingir ninguém, sem pretender competir com outros, distingue-se como momento festivo, porque apenas voltado para louvar a Deus, comungar com os irmãos, nunca esquecendo os mais gravemente atingidos pela situação» que o país atravessa.

«Os gestos de aproximação significaram a necessidade da Igreja ir ao encontro das pessoas como elas vivem e são. A densidade encantadora e participada nas celebrações co-responsabilizou as comunidades cristãs para uma renovação da qualidade de ofertas rituais, em ordem a assumirem, com fervor espiritual, os espaços da festa cristã», refere ainda o documento, acrescentando que a visita de Bento XVI a Lisboa, Fátima e Porto deixou «mensagens e orientações».

Os bispos comprometem-se, neste contexto, a dar sequência a estas orientações nos seus projectos pastorais, apontando para a Assembleia Plenária extraordinária da CEP, a realizar em Junho, em Fátima, a divulgação de «algumas linhas orientadoras, como itinerário sinodal proposto para repensar a pastoral em termos de uma unidade nacional, sem prejudicar as particularidades de cada diocese».
Continue a ler esta notícia

Relacionados