«Pirata» informático atacou conta bancária no Sardoal - TVI

«Pirata» informático atacou conta bancária no Sardoal

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Poucos cuidados no acesso à conta on-line permitiram o ataque

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Um «pirata» informático recorreu ao método «phishing» para esvaziar a conta bancária de um habitante de Sardoal, informa a agência Lusa.

Lesado em 2700 euros («todo o dinheiro que tinha na conta»), João Soares disse ter «poucas esperanças» em reaver um dinheiro que «julgava estar em segurança»: «Foi quando estava a utilizar a Caixa Directa On-Line para tentar efectuar os pagamentos de uns serviços, como faço habitualmente, que reparei que a minha conta estava a zero. Dirigi-me à agência da Caixa Geral de Depósitos, em Sardoal, onde me confirmaram que a fraude existiu e foi realizada por um pirata informático identificado pelo número de conta de origem».

João Soares disse à Lusa estar «indignado» pelo facto de não poder ter acesso à identificação do «pirata» informático uma vez que este «está protegido pelas regras do sigilo bancário». «Perdi todo o meu dinheiro e perdi toda a confiança na instituição porque afinal não apresenta um serviço seguro», afirmou.

A vítima deste caso de «phishing» disse que denunciou o caso ao Ministério Público e afirmou estar a «ponderar processar a Caixa Directa On Line»: «Quando acedemos ao site e quando introduzimos os códigos não sabemos onde vai parar toda a informação e a instituição não tem um seguro para um serviço que me está a causar prejuízos».

Novos procedimentos

Fonte da instituição bancária confirmou à Lusa que «o cliente foi vítima de pirataria informática», por isso «vai ser instaurado um processo crime uma vez que está identificado o número de origem» da burla.

A mesma fonte rejeita responsabilidades neste caso de «phishing» ao afirmar que «o serviço tem bem explícito um aviso e pedidos de precaução para que não se forneçam dados pessoais on-line».

João Soares disse à Lusa que foi a sua esposa quem, «efectivamente» disponibilizou todos os dados pessoais após solicitação on-line para o efeito: «Um e-mail identificado como sendo da Caixa Directa solicitou a confirmação de todos os dados pessoais de modo a poder continuar a utilizar o serviço. E também trazia lá o aviso de precaução para com as piratarias. Vou ter de pedir um crédito pessoal bancário para fazer face aos meus compromissos».
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