Proteína pode ajudar a prevenir cegueira - TVI

Proteína pode ajudar a prevenir cegueira

• Portugal Diário
  • 17 mar 2008, 15:04
Análises

Cientistas conseguiram travar formações relacionadas com a idade e a retonapatia diabética

Uma proteína que se encontra em células do sangue pode ajudar a tratar ou prevenir duas das causas mais comuns da cegueira, indica um estudo publicado esta segunda-feira pela revista «Nature Medicine», escreve a Lusa.

Cientistas da Universidade de Utah, em Salt Lake City (EUA), simularam em ratinhos a doença conhecida como degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética.

Já viu o ponto G?

Olhe para o céu e veja a lua a esconder-se

Estimulando com determinados fármacos a proteína Robo4, os cientistas conseguiram travar novas formações anormais dos vasos sanguíneos e estabilizar as já existentes, explicam o professor Dean Li e colegas daquela universidade.

Essas formações anormais de vasos sanguíneos e a permeabilidade capilar, são as causas principais da DMRI e da retinopatia diabética.

«Muitas doenças devem-se a lesões e inflamações que desestabilizam os vasos sanguíneos e provocam um gotejamento que afecta os tecidos adjacentes», afirma Li.

Segundo o cientista, foi encontrada «uma via natural para contra-atacar, através da proteína Robo4, e estabilizar os vasos sanguíneos».

A descoberta poderá ter implicações noutras doenças, como a síndrome respiratória aguda (SRA), que consiste também numa desestabilização dos vasos sanguíneos e consequente gotejamento de sangue que chega aos pulmões.

JF