Filme de Manoel Oliveira estreia em Veneza - TVI

Filme de Manoel Oliveira estreia em Veneza

  • Portugal Diário
  • 7 set 2006, 14:31

«Belle Toujours» é o novo filme do realizador português de 97 anos

Relacionados
«Belle Toujours», o novo filme de Manoel de Oliveira, será apresentado sexta-feira, em estreia mundial, no Festival de Cinema de Veneza, mas fora de competição.

«Sempre preferi estar fora de competição», afirmou à Lusa o realizador de 97 anos, adiantando que, por o filme ser uma homenagem, «ainda é melhor estar fora de concurso».

O filme é uma homenagem ao realizador Luís Buñuel e a Jean-Claude Carrière (co-argumentista de «Belle de Jour») e retoma duas personagens desse filme, Henri Husson e Séverine Serizy, mas não é uma continuação do mesmo, explicou Oliveira.

«Este filme é uma homenagem a Luis Buñuel e a Carrière, posta num outro filme e num outro contexto imaginado por mim para "Belle Toujours", que retoma 40 anos depois duas das personagens essenciais de "Belle de Jour". Mas de modo nenhum é uma continuação», afirmou o realizador.

Sobre a escolha da actriz Bulle Ogier para o papel interpretado por Catherine Deneuve em «Belle de Jour», Oliveira esclareceu que «não se tratava de repetir os actores».

«As duas actrizes, Catherine Deneuve e Bulle Ogier, são ambas actrizes notáveis. Tomei Bulle Ogier por se encontrar mais disponível e não me arrependi», disse.

Mas Michel Piccoli, que integrou o elenco do filme de Buñuel, reaparece em «Belle Toujours».

O filme conta também com actuações de Ricardo Trepa e Leonor Baldaque.

Com esta representação no Festival de Veneza, Manoel de Oliveira completa 50 anos de presença na Mostra, na qual participou pela primeira vez em 1956 com «O Pintor e a Cidade», um documentário.

«Devo ser hoje o único realizador com essa antiguidade na participação do festival de Veneza, o que em si não representa qualquer mérito...», assinalou.

«Veneza sempre foi para mim um mito», disse.

Manoel de Oliveira lembrou ainda a sua participação no júri do Festival em 1981, numa edição em que o escritor italiano Italo Calvino foi presidente do júri.

Este ano, a tarefa de presidir ao júri está a cargo de Catherine Deneuve, que participou em vários filmes de Oliveira.

Há cerca de dois meses, numa conferência de imprensa em Lisboa, a protagonista de «Belle de Jour» disse apenas ter ouvido falar de «Belle Toujours».

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, vai assistir em Veneza à exibição do filme de Oliveira ao fim da tarde de sexta-feira e janta depois com o veterano realizador.
Continue a ler esta notícia

Relacionados