Mau tempo fecha sete barras - TVI

Mau tempo fecha sete barras

Mau tempo (arquivo) - Foto Lusa/EPA

Outras três estão condicionadas devido ao alerta vermelho

Relacionados
Sete barras estão fechadas esta terça-feira e três condicionadas em Portugal Continental, todas a Norte do rio Tejo, devido ao aviso máximo (Vermelho) do Instituto de Meteorologia, que prevê ondulação forte entre os sete e os nove metros, informa a Lusa.

Estão fechadas as barras de Caminha, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto, enquanto as de Aveiro, Figueira da Foz e Nazaré estão condicionadas, disse à agência Lusa o porta-voz da Marinha.

O comandante João Barbosa acrescentou que a barra de Aveiro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros e a da Figueira da Foz a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

Já a barra da Nazaré está encerrada a navios com calado (espaço ocupado pelo navio dentro de água) superior a quatro metros, devido não apenas ao mau tempo mas também a dragagens em curso naquele porto, sublinhou João Barbosa.

Os conselhos da Marinha

O porta-voz da Marinha acrescentou que além dos meios humanos e técnicos do Centro de Busca e Salvamento Marítimo, que funciona 24 horas por dia nos 365 dias do ano, o Instituto Hidrográfico difunde ainda, via rádio, informação vária, designadamente avisos aos navegantes, sobre o estado do mar e outras informações indispensáveis à navegação.

Quanto a eventuais conselhos a dar, o porta-voz da Marinha sublinhou serem «aqueles que o bom-senso dita, como não ir para o mar com as condições meteorológicas existentes».

«O que é importante é que as pessoas respeitem os limites, condicionamentos e as recomendações de cada capitania, cultivando uma cultura de segurança, independentemente da quantidade e qualidade dos meios técnicos e humanos de busca e salvamento existentes», frisou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados