Homossexuais não podem doar sangue? «É um mito» - TVI

Homossexuais não podem doar sangue? «É um mito»

Sangue

A comissária europeia da saúde garante que não existe qualquer directiva especial da Comissão Europeia

Relacionados
A comissária europeia da Saúde, Androulla Vassiliou, garantiu este sábado, a propósito da admissibilidade, por parte do Ministério da Saúde, de excluir dadores de sangue masculinos homossexuais, que não existe qualquer directiva especial da Comissão Europeia que exclua o grupo dos dadores de sangue, noticia a Lusa.

«Não existe qualquer regra especial que abranja homossexuais. Isso é um mito. A preocupação é sempre com a segurança e a qualidade do sangue», afirmou Androulla Vassiliou, que se encontra em Portugal, no âmbito de uma série de visitas que pretende fazer a todos os Estados-membros.

Sangue de homossexuais gera polémica

O Ministério da Saúde admite que a «restrição» é «justificada cientificamente pelas elevadas taxas de prevalência nos homossexuais do sexo masculino de doenças graves transmissíveis pela transfusão de sangue».

O Coordenador Nacional para a Infecção VIH/sida, Monteiro de Barros, lembrou que actualmente já não existem grupos de risco, uma vez que os homossexuais não têm uma taxa de HIV superior aos heterossexuais.

Por seu lado, a Associação de defesa dos direitos do homossexuais «ILGA Portugal» realçou que a exclusão de homossexuais masculinos como dadores de sangue «perpetua um preconceito e um estigma», além de ser uma prática discriminatória e inconstitucional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados