Atenção ao «boom» de imigrantes ilegais - TVI

Atenção ao «boom» de imigrantes ilegais

Imigrantes ilegais chegaram ao Algarve - Foto de Luís Forra para Lusa

CGTP diz que podem entrar em Portugal atraídos pelas construções da ponte e do aeroporto

Relacionados
O secretário-geral da CGTP-IN pediu este sábado mais fiscalização para combater movimentos ilegais de imigrantes atraídos pelo próximo «boom de construção civil», como a construção da nova ponte sobre o Tejo ou do novo aeroporto internacional, noticia a Lusa.

«Há traços na economia, nomeadamente essas opções assumidas, de um boom de construção civil, que se sente que vão ser factores de atracção de mais imigração e (...) neste contexto há necessidade de uma intervenção mais forte, de combate aos movimentos ilegais, de combate à economia clandestina e de procurar enquadrar os imigrantes propiciando-lhes direitos iguais a todos os outros trabalhadores», defendeu Manuel Carvalho da Silva.

O secretário-geral da CGTP falava no final de uma intervenção sobre «Globalização e Estratégias Sindicais para as Migrações» no Seminário internacional sobre «Migrações e Mundo do Trabalho» que decorre em Lisboa.

No entender do secretário-geral da central sindical, os imigrantes movem-se, essencialmente, em busca de um trabalho pago e com condições que não encontraram no seu pais de origem, e é por isso que o espaço de trabalho se torna «um espaço prioritário para tratar das questões da regularização, do enquadramento e da integração dos imigrantes».

Carvalho da Silva admitiu que é «impensável que se resolvam todos os problemas apenas no plano laboral», mas «há muita coisa a fazer. Uma delas é a necessidade de nos países de origem cuidar-se mais da informação, e ver em que condições de faz emigração. Outro é a divulgação dos direitos dos imigrantes e dos direitos como trabalhadores que devem ter plena igualdade em relação aos outros trabalhadores», sublinhou. Por outro lado, defendeu, há necessidade de uma maior fiscalização junto das entidades patronais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados