«Insegurança continua a afectar tribunal» - TVI

«Insegurança continua a afectar tribunal»

Tribunal

Jízes do tribunal da Covilhã pediram que sejam destacados polícias para vigiar as instalações

Relacionados
Os juízes do tribunal da Covilhã pediram esta terça-feira que sejam destacados polícias para vigiar as instalações, depois de um homem armado ter ocupado uma sala de audiências na última sexta-feira. «O clima de insegurança continua a afectar o normal funcionamento deste tribunal», consideraram.

Reunidos hoje de tarde, os juízes decidiram requerer ao Conselho Superior de Magistratura que diligencie «para que seja destacada vigilância policial para este tribunal durante o horário de expediente», pelo menos até que «entrem em vigor as medidas anunciadas de melhoria de segurança dos tribunais».

Os cinco juízes e um outro destacado naquela cidade consideram que «os factos ocorridos são consequência da falta de segurança de que sofre o Tribunal da Covilhã», segundo o comunicado divulgado no fim da reunião.

«A gravidade dos mesmos apenas vem reforçar a necessidade de serem tomadas medidas urgentes para colmatar a falta de segurança», realçam.

Segundo descrevem, «o clima de insegurança continua a afectar o normal funcionamento deste tribunal», bem como a tranquilidade de funcionários e utentes.

Numa nota enviada recentemente à Agência Lusa, o Ministério da Justiça (MJ) garante a aprovação, «em breve», de um pacote de reforço de investimento na segurança dos tribunais.

O MJ já tem a decorrer os procedimentos necessários para abrir um concurso público internacional, no valor de seis milhões de euros, que visa equipar 160 tribunais com sistemas de videovigilância.
Continue a ler esta notícia

Relacionados