Comboios com bilhetes mais caros - TVI

Comboios com bilhetes mais caros

  • Portugal Diário
  • 13 nov 2007, 14:59

Preço vai aumentar no máximo 30 cêntimos por anos

Relacionados
A reestruturação do modelo de preços dos comboios regionais da CP, que será implementada até 2012, estabelece um aumento máximo nos bilhetes de 30 cêntimos, anunciou hoje a secretária de Estado dos Transportes.

Durante uma audição na Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Ana Paula Vitorino explicou que o novo modelo tarifário, que deverá começar a ser aplicado no dia 1 de Janeiro de 2008, visa eliminar as «incoerências e injustiças que resultam de um enquadramento legal que tem quase quinze anos» e «as vantagens do fraccionamento de bilhetes».

O novo modelo de tarifário para os serviços regionais da CP substitui a estrutura dos escalões quilométricos pela estrutura de preço por quilómetro, adequando o custo do bilhete ao trajecto e ao serviço efectuado, estipulando uma diferenciação dos preços «em função da qualidade e do conforto do serviço prestado».

«Trinta cêntimos é o aumento máximo em cada ano que se poderá verificar no preço de um bilhete simples e 4,73 euros é o decréscimo máximo que se poderá verificar anualmente no preço de um bilhete simples», afirmou a secretária de Estado, adiantando que os decréscimos se vão registar durante 2008 e 2009, ao passo que os aumentos serão aplicados, «gradualmente», ao longo de cinco anos.

Segundo explicou, «o impacto médio global do novo sistema tarifário é de cerca de 1,3 por cento ao ano, valor inferior à média da inflação anual gerada nos últimos anos».

No entanto, a este «reajuste» dos preços, «acrescem os aumentos anuais» no preço dos títulos de transportes, que entram em vigor no dia 1 de Janeiro.

«Se somarmos todos os acréscimos e todos os decréscimos [de preços], os preços ficam praticamente iguais aos que existem hoje», afirmou Ana Paula Vitorino, admitindo, contudo, que os passageiros que realizarem viagens com uma distancia inferior a 50 quilómetros «vão pagar, em média, ligeiramente mais», enquanto que os passageiros que realizarem viagens com distâncias superiores a 50 quilómetros «irão pagar, em média, ligeiramente menos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados