Pai com 25 filhos é mau exemplo - TVI

Pai com 25 filhos é mau exemplo

Criança (Arquivo)

PDiário: Caso está na comissão de menores de Lisboa Ocidental. Presidente quer descontos nos salários dos pais irresponsáveis

A presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJR) de Lisboa Ocidental, Rosa Macedo, apresentou um caso de uma criança negligenciada que tem mais 24 irmãos todos do mesmo pai. A presidente falava no âmbito das audições da Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades que decorreu esta terça-feira na Assembleia da República.

Rosa Macedo deu como exemplo o caso do pai com 25 filhos para ilustrar a necessidade de uma responsabilização parental na protecção de menores. «Este pai que tem 25 filhos quase todos em instituições está a ser um pai responsável?», perguntou, acrescentando logo de seguida que «é claro que em Portugal não é proibido ter filhos, no entanto, para além das sanções penais que podem existir quando os pais cometem crimes, não existem sanções para quando os pais se demitem da responsabilidade que têm», precisou.

Como exemplo a presidente sugeriu que pudessem ser efectuados «alguns descontos» nos vencimentos aos pais não responsáveis, já que a responsabilização parental é um dos princípios consagrados na Lei de Protecção de Menores.
Continue a ler esta notícia