Gripe A: DGS admite encerramentos de salas de aula - TVI

Gripe A: DGS admite encerramentos de salas de aula

gripe_A

Em «fases iniciais de epidemia», pode ser positivo o impedimento temporário das actividades

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) admite o encerramento de salas de aula e de turmas em áreas geográficas onde se verifique actividade gripal numa fase inicial, de acordo com uma nova circular informativa. Esta informação surge após o Ministério da Saúde ter registado 149 focos de Gripe A (H1N1) em escolas na última semana.

A DGS refere estudos que mostram que o impacto das medidas de encerramento dos estabelecimentos de ensino em termos de redução do número de infectados é limitado, quando existem cadeias de transmissão da infecção entre a população, «dadas as múltiplas oportunidades de contágio noutros contextos da comunidade».

No entanto, a DGS considera que «pode ter interesse proceder ao encerramento de salas ou turmas, em particular nas fases iniciais da epidemia», ou seja, «enquanto se verificar uma baixa actividade gripal na área onde os estabelecimentos de ensino se inserem». Neste caso, a DGS diz que «é de equacionar» o afastamento das crianças que não apresentem sintomas e frequentem a mesma sala onde ocorreram casos de infecção pelo vírus da gripe A.

O impedimento temporário para as actividades escolares poderá atingir sete dias seguidos, contados a partir da data do último contacto que as crianças saudáveis tiveram com as crianças doentes, adianta a circular difundida quarta-feira.
Continue a ler esta notícia