Caso EDP: ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade constituído arguido - TVI

Caso EDP: ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade constituído arguido

  • António Assis Teixeira
  • publicado por Rafaela Laja - atualiazada às 11:40
  • 22 jul 2020, 11:42

Artur Trindade esteve esta quarta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal

O ex-secretário de Estado da Energia do Governo de Pedro Passos Coelho, Artur Trindade, foi constituído arguido no âmbito do Caso EDP.

Artur Trindade é suspeito de corrupção passiva, por alegadamente ter beneficiado a EDP.

O ex-secretário de Estado ia ser interrogado pelo juiz Carlos Alexandre no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa, esta quarta-feira, mas a TVI apurou que o interrogatório foi adiado para sexta-feira. 

Em curtas declarações aos jornalistas à entrada do tribunal, Artur Trindade disse que iria responder às perguntas do juiz, sem adiantar se o fazia na qualidade de arguido ou testemunha. 

De acordo com declarações aos jornalistas, o advogado de defesa de Artur Trindade, José António Barreiros, disse aos jornalistas que o seu constituinte "vai responder às perguntas" que lhe forem feitas em sede de inquérito, classificando o processo como "extenso e longo".

A EDP foi constituída arguida no caso das rendas excessivas, apenas em relação a Artur Trindade e não aos restantes factos que ditaram, entre outras medidas, a suspensão de Mexia e Manso Neto dos cargos.

Em causa estarão alegadas irregularidades na contratação do pai de Artur Trindade pela empresa, assim como a entrada do ex-governante para o OMIP.

Neste processo, que investiga suspeitas de corrupção ativa e participação económica em negócio, relacionado com os procedimentos sobre a introdução no setor elétrico nacional dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), entre outros factos apontados pelo Ministério Público, são arguidos Mexia e Manso Neto, Manuel Pinho, Ricardo Salgado e João Conceição e Rui Cartaxo, entre outros.

Em causa estão alegados benefícios para a EDP de 1,2 mil milhões de euros.

Continue a ler esta notícia