Arribas: construtores querem medidas preventivas - TVI

Arribas: construtores querem medidas preventivas

Arribas no Algarve

Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas quer «evitar acidentes»

Relacionados
A AICCOPN apelou esta quarta-feira à implementação de medidas que previnam futuros acidentes no litoral, na sequência da derrocada de uma arriba em Peniche, escreve a Lusa.

«As soluções a implementar devem articular medidas preventivas ao nível do planeamento do território que possibilitem assegurar a sustentabilidade e a manutenção equilibrada da linha de costa a médio e longo prazo, e medidas de engenharia pesada a curto prazo que evitem o risco de ocorrência de acidentes no litoral», escreve em comunicado a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Concretamente, a associação propõe que se restabeleçam dunas e praias, que seja feito o reposicionamento de vegetação e a consolidação de falésias e esporões, bem como o apoio de paredões e a criação de «novas infra-estruturas de apoio aos sistemas de protecção contra as dinâmicas da zona costeira», indica o comunicado.

A associação de construtores destaca «a relevância económica, social, ambiental, cultural e recreativa que as zonas costeiras possuem» e alerta para os riscos subjacentes à subida do nível das águas, que ameaça cerca de 65 por cento do litoral nacional.

A AICCOPN acrescenta que se trata não só de prevenir acidentes e de proteger a costa contra riscos ambientais, mas, também, do facto de esta constituir um «desígnio estratégico e prioritário», apelando a que as entidades públicas materializem «rapidamente as medidas que assegurem a protecção do território».
Continue a ler esta notícia

Relacionados