Quase dez por cento dos portugueses são diabéticos - TVI

Quase dez por cento dos portugueses são diabéticos

Diabetes: Comparticipadas mais duas terapêuticas

Números de estudo preocupam. Diabéticos estão a aumentar consideravelmente

Os primeiros resultados de um estudo a nível nacional demonstram que o número de diabéticos é um terço superior aos últimos dados conhecidos, estando situado neste momento entre os 8,5 e os 10 por cento da população total.

O levantamento ainda não está completo e o seu coordenador afirmou à Lusa que é necessário «reforçar e ter outra atenção à doença em termos de políticas de saúde». «Terão que se monopolizar recursos para a prevenção, o que está condizente com a política que tem sido feita nos últimos meses em relação à obesidade, que é um factor de risco para a diabetes», apontou Luís Gardete.

Quando questionados sobre se em algum momento acusaram açúcar elevado no sangue, muitos portugueses responderam afirmativamente, mas que controlaram a situação com dieta. «O número será substancialmente superior aos 650 mil indicados pelo Instituto Nacional de Estatística há um ano, o que é natural porque este era um estudo de auto-referenciação», explicou.

Entre 200 e 300 mil diabéticos desconhecem a sua doença

Outro dado verificado na investigação é que quanto maior o nível de escolaridade, menor o risco, uma vez que «há mais informação e as pessoas defendem-se melhor» através de melhores hábitos alimentares e exercício físico.

Luís Gardete saliente a necessidade de uma rede de cuidados «bem estruturada e individualizada» com técnicos especializados como enfermeiros educadores, prevista no Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Diabetes. O coordenador do estudo requer consultas em «tempo útil» das especialidades de oftalmologia, podologia e cardiologia para responder ao «fardo enorme que são quase um milhão de diabéticos».

A pesquisa deverá terminar no final deste ano, recolhendo dados de quatro mil habitantes, entre os 18 e os 80 anos, em cem locais. Outro dos dados a salientar é o facto de entre 200 e 300 mil diabéticos desconhecerem a sua situação clínica.
Continue a ler esta notícia