Morgado «apanha» 100 suspeitos por mês - TVI

Morgado «apanha» 100 suspeitos por mês

Foto de arquivo

Procuradora-geral Maria José Morgado apela à celeridade dos julgamentos em processo sumário

Maria José Morgado afirmou esta quarta-feira que o Departamento de Acção e Investigação Penal (DIAP) de Lisboa efectuou, este ano, uma média mensal de 100 detenções ligadas à criminalidade grave, organizada e tráfico de droga, noticiou a Lusa.

A procuradora-geral adjunta afirmou, num seminário sobre armas e segurança, organizado pela PSP, que as detenções no DIAP de Lisboa têm «ultrapassado mais de uma centena por mês em média».

Segundo Maria José Morgado, as prisões preventivas, embora em constante aumento, são em menor número do que as detenções, sendo este número «proporcional e adequado» à resposta do DIAP face ao aumento da criminalidade.

No seminário, a procuradora apelou aos magistrados para que reforcem os procedimentos necessários para aumentar o número de julgamentos em processo sumário de pequena e média criminalidade, «para bem da segurança das ruas». A responsável considera que os julgamentos «não são em quantidade adequada às exigências da situação».

«Enquanto não se conseguir resolver os julgamentos em processo sumário suficiente e adequado ao desenvolvimento da pequena e média criminalidade, não conseguimos efeitos dissuasores, não se consegue alcançar os objectivos de combate à pequena e média criminalidade», sublinhou.
Continue a ler esta notícia