Mais toxicodependentes a recorrerem à primeira consulta - TVI

Mais toxicodependentes a recorrerem à primeira consulta

Drogado

Aumento de oito por cento no ano passado, inverte tendência de descida registada desde 2000

Relacionados
O número de toxicodependentes que recorreu a uma primeira consulta para deixar de consumir drogas aumentou oito por cento no ano passado, invertendo a tendência de descida registada desde 2000, revelam dados oficiais divulgados esta quarta-feira, refere a Lusa.

O relatório do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) referente a 2007 indica também que o número total de utentes dos serviços de tratamento sem internamento (ambulatório) manteve a tendência de crescimento, subindo seis por cento relativamente ao ano anterior.

Ao todo, foram seguidos 34.266 utentes nos serviços públicos para tratar a dependência de drogas e 5.124 recorreram às consultas pela primeira vez em 2007.

O número de internados também subiu (11 por cento) em relação a 2006, atingindo os 2.977 utentes.

«A heroína continua a ser a substância mais referida como droga principal dos utentes em tratamento da toxicodependência», embora se registe «nos últimos anos uma maior visibilidade de outras substâncias, nomeadamente a cocaína e o álcool», refere o relatório do IDT.

O documento destaca ainda o Programa de Troca de Seringas, no qual precisa ter sido investido no ano passado quase 1,75 milhões de euros, que permitiram a troca de 2,3 milhões de seringas.

Ainda no campo da prevenção de doenças associadas ao consumo de drogas, o texto relata que, em 31 de Março de 2008, 44 por cento dos casos notificados de VIH/Sida estavam relacionados com a toxicodependência, assinalando-se, no entanto, uma «tendência proporcional decrescente».
Continue a ler esta notícia

Relacionados